A nova fase da LNF (Liga Nacional de Futsal), além de contar com muitas mudanças dentro e fora das quadras, também trouxe um atrativo a mais para quem gosta de estatísticas: a ferramenta Videobserver, ou simplesmente “V.O.”, na qual cada preparador físico ‘lança’ todos os detalhes de uma partida em tempo real. Dentro desta ferramenta, ainda existe o “Match Center”

Douglas Caetano, assessor de tecnologia da LNF, fala como surgiu a ideia para a implementação do VO e do Match Center:

A ideia da implantação de ferramentas tecnológicas no futsal, como VO não são de agora, elas nasceram quando da nossa participação como assessor de tecnologia , na comissão técnica da seleção Brasileira de futsal conduzida por PC de Oliveira para o mundial de 2008.

A partir de 2005 desenvolvemos um projeto de tecnologia e Informação afim de manter todos da comissão informados sobre nossos convocáveis e adversários e dentre desta informações nos foi solicitado uma ferramenta de analise de jogo por vídeo exclusiva.

Como todo projeto tecnológico implementado na seleção, tinha como intuito replicar a clubes do futsal nacional, durante o Mundial de 2008 isso tornou-se conhecido em Portugal,  onde a ferramenta por nós desenvolvida serviu de parâmetro para que hoje tivéssemos esta excelente ferramenta para futsal , chamada Video Observer.

A Criação de um Match Center , central de jogos ,  surgiu quando da nossa chegada a diretoria de desenvolvimento  da LPF, quando tínhamos a missão de primeiramente INOVAR e junto a isso otimizar processos internos , integrar tecnologias de serviços ao publico do site e aos franqueados, e também de trazer uma realidade já desenvolvida em grandes portais de competições como FIFA e UFEA para nossa ,  e o VO é a unica tecnologia que nos oferece esta possibilidade no futsal. 

Como os clubes (LNF) receberam este novo benefício?

Como todo processo de mudança e inovação, em um primeiro momento tivemos pequena rejeição por parte de alguns clubes para aplicação. Não pela tecnologia, mas sim pelos processos operacionais que ele demanda para que tudo esteja da forma que necessitamos, para o que esta projetado. 

Quanto à tecnologia e suas funções a aceitação esta a melhor possível, o que se percebe agora e as equipes querendo melhorar.

Quais as principais funções de ambos?

Vale sempre ressaltar que a tecnologia usada é uma só, o VO.  A partir dela que implantamos ferramentas , como Match Center.  Dentro de um planejamento natural, outras estão por vir, tudo ainda é muito novo na LNF as fases de aceitação, aprendizado e implantação levam tempo de aceitação e aprendizado natural.

A LNF hoje possui duas linhas de trabalho com seu público:  os amantes da modalidade, internautas, que acessam ao site e outra os CLUBES , os quais certamente têm o melhor retorno desta tecnologia. Dentre as principais estão um repositório de vídeo e uma central de estatísticas, onde estes dois se integram gerando relatórios de analise de desempenho dos clubes. Isso possibilita  terem analises em tempo real de jogo e pós jogo de suas equipes e adversários.

Tudo isso sendo coletado via TABLET , com o repositório e o processo de envio de vídeos,  reduzirão custos com postagens e o os clubes terão acesso a VIDEO DE JOGOS com maior agilidade e tempo habil para melhor, devido ao modelo da competição.

O internauta com o tempo terá uma infinidade de informações dos jogadores, clubes, jogos podendo conhecer muito mais nossa modalidade. Aos estudiosos da modalidade será possível criar um perfil da competição, uma analise acadêmica e poderemos  por exemplo gerar artigos científicos.

Exemplo disso, é que a LPF (Liga Paulista de Futsal), que  foi a primeira adotar por completa a tecnologia possui um convenio com a USP para gerar um estudo da LPF 2015, acredito que se faz importante esta integração academia x modalidade, é de lá que sairão nossos novos profissionais e eles precisam conhecer o que ocorre dentro e fora da quadra. 

 Os Clubes ao final da temporada conseguirão com as estatísticas apresentadas individualmente por atletas, consultar o ganho produtivo, analisar e quantificar o custo beneficio de qualquer atleta participante da LNF, ou seja, a renovação de contratos bem como suas contratações, não mais sairão somente do cunho visual, os números dos atletas serão também o gerador para uma nova contratação ou dispensa.

Com estes novos projetos? O que mudou na LNF?

O que mudou é que a LNF estava restrita somente a gerar informações baseadas na sumula de jogo, e que mesmo assim tinha suas restrições. HOJE ELA DETEM TODA A INFORMAÇÃO, E poderá usar como achar melhor. 

Com a nova tecnologia que esta sendo implantada possibilitará ,”VIAJAR”, criar ferramentas aos clubes  franqueados e ao publico do site e outras plataformas. Uma grande mudança também é a transmissão em tempo real no site é toda interativa, o publico consegue saber em tempo real de onde o jogador chutou na quadra, onde ele esta posicionando quando deu o passe , consegue saber em que posição foi feito o gol na trave.

 

A evolução é grande e será ainda maior. O primeiro passo foi dado, a LNF entrou em mundo de informação que poderá até integrar sua ferramenta com todos meios que fazem parte da modalidade, como por exemplo A TV que poderá usar da ferramenta também em tempo real para informar o seu publico, como mapa de calor de quadra , posição de chute na trave , dentre outras. 

A impressa escrita e falada poderá ter informações em tempo de jogo real, criar ferramentas interativas com o publico, gerar conhecimento acadêmico, formar profissionais e por consequência  abrir mercado de trabalho.