A Seleção Brasileira de Futsal já sabe quem irá encarar na primeira fase da próxima Copa do Mundo. Após sorteio, o Brasil caiu no Grupo D, ao lado de Ucrânia, Moçambique e Austrália.

O primeiro desafio será justamente contra os ucranianos. A classificação dos europeus veio de forma tranquila, com direito a goleadas. A Ucrânia passou por Inglaterra, Bélgica e Hungria, além de Slováquia – com quem realmente decidiu a vaga em jogos de ida e volta com direito a duas goleadas ucranianas.

Historicamente a Ucrânia sempre arma defesas sólidas, mas pecava no ataque – fator que parece ter evoluído – nos seis jogos das eliminatórias foram 29 gols anotados. Na última Copa do Mundo a Ucrânia ficou entre os 8 melhores, caindo nas quartas de final para a Colômbia.

A sequência

No segundo duelo da primeira fase o Brasil terá pela frente a Austrália. Apesar de fazer parte da Oceania, os australianos disputam as Eliminatórias da Ásia, onde conquistaram a última vaga do continente.

E a classificação veio para a Seleção da terra dos cangurus de forma bem complicada, ganhando a última vaga do continente. Pela equipe que disputou as Eliminatórias, seis ainda são remanecentes do Mundial de 2012, com uma equipe formada por jogadores que trabalham durante o dia e treinam nas horas vagas.

Isso não significa que a vida dos adversários da Austrália será fácil. O técnico Rob Varela acredita que o time é a melhor equipe amadora da Ásia.

Fechando a conta

Encerrando a participação do Brasil na primeira fase, será a vez de enfrentar a Seleção de Moçambique. Os africanos conseguiram classificação de forma dramática, vencendo a Zâmbia nos pênaltis por 2 a 1 – no tempo normal o placar ficou em 5 a 5.

A aposta de Moçambique no Mundial recai sobre Dino, um dos destaques da equipe nas Eliminatórias. No duelo decisivo contra Zâmbia, por exemplo, o pivô marcou quatro gols, fechando a participação nas eliminatórias como artilheiro – Dino marcou um total de 10 gols. No entando, a Seleção precisa trabalhar a defesa, um dos pontos negativos de Moçambique.

Vale lembrar que esta é a primeira participação da seleção africana em uma Copa do Mundo. Apesar de debutante, o treinador de Moçambique, Naymo Abdul, mostra confiança na equipe.

“Quando chegamos na África do Sul para as Eliminatórias, eu disse que não iríamos apenas para observar. E eu estou afirmandou a mesma coisa na Colômbia. Nós não vamos para o Mundial apenas para olhar, vamos para vencer as partidas”, diz.

Caminho do Brasil na Copa do Mundo:

Brasil x Ucrânia – 11/9
Brasil x Austrália – 14/9
Brasil x Moçambique – 17/9

Notícia e Imagem: Site Oficial da CBFS/Luis Domingues