Conheça os confrontos e modelo de disputa da competição

 

A vigésima primeira edição da mais importante competição do salonismo nacional será disputada por 20 equipes, com início marcado para o mês de abril, quando a campeã da edição passada, ACBF de Carlos Barbosa, enfrenta o atual vencedor da Taça Brasil, Jaraguá. Com poucas alterações no regulamento e uma equipe nova, a LNF 2016 espera continuar crescendo e atrair cada vez mais fãs para a modalidade, uma das mais praticadas em todo o mundo.

A primeira rodada reserva outras emoções, além do jogo dos dois maiores vencedores na história da Liga, como a estreia do Marreco, em Francisco Beltrão, contra a equipe de Cascavel. Ou o embate entre Minas e Assoeva, duas das equipes que mais se reforçaram para a temporada, e o atual campeão mundial Atlântico, que encara a ALAF de Lajeado, equipe surpresa de 2015, com a ambição de surpreender ainda mais em seu segundo ano.

Também é válido destacar os investimentos feitos por Intelli e ACBF, que passam por reformas em suas arenas, e Magnus e Tubarão, que irão inaugurar novas locais de jogo em 2016. Além da parceria JEC/Krona, que vai vestir o time de Joinville novamente de vermelho preto e branco e a mudança do Brasil Kirin para Magnus Futsal, que continua sendo a equipe do craque Falcão, com sede em Sorocaba.

Modelo de disputa

Serão ao todo cinco fases para determinar o campeão brasileiro de futsal em 2016. O caminho até o título compreende a 1ª etapa em turno simples de todos contra todos, dos quais, dezesseis seguirão adiante para a disputa dos playoffs. A partir da 2ª fase da competição, os times se enfrentarão em esquema mata-mata, seguindo o estilo jogo em casa e jogo fora. Sendo que, o melhor colocado na fase anterior encara o último, o segundo o penúltimo e assim por diante.

Em caso de vitórias alternadas ou dois empates, deverá ser jogado o tempo extra de dez minutos. Persistindo a igualdade, o desempate se dará pelas penalidades máximas. Lembrando que esta se configura em uma mudança, já que no ano anterior o Índice Técnico Geral (ITG) foi o critério escolhido. Desta vez, cabe ao ITG a função de ranquear as equipes para traçar os confrontos nas quartas, semi e finais. Ou seja, para saber quem terá a vantagem de decidir em casa e qual será o confronto a partir das quartas de final, será preciso consultar a classificação geral do campeonato e ver quem somou mais pontos, contando todas as fases disputadas.

Confira a tabela completa da primeira fase da competição – AQUI. As datas e horários estão sujeitas a mudanças conforme pedidos de televisão ou em comum acordo entre os clubes.

Um breve passeio pela história do torneio

A Liga começou a ser disputada em 1996, quando o Internacional de Porto Alegre, liderado por Manoel Tobias, sagrou-se campeão na presença do Gigantinho lotado. De lá para cá tivemos mais oito equipes laureadas como a melhor da modalidade, são elas: ACBF (5x), Jaraguá (4x), Ulbra (3x), Atlético Mineiro (2x), Intelli (2x), Vasco da Gama (1x), Santos (1x), Brasil Kirin/Sorocaba (1x), além do Colorado, totalizando um seleto grupo de nove times.

Quatro destas equipes, ACBF, Jaraguá, ADC Intelli e Magnus/Sorocaba estarão na disputa este ano. Além dos vice-campeões Atlântico, Copagril, Concórdia, Joinville e Minas, sendo esta última a única equipe a disputar todas as edições do certame. Já os tradicionais Atlântico, São Paulo e Corinthians, tiveram 14 participações cada, JEC (13), Umuarama (11), Floripa e Tubarão (8), Copagril (7), Assoeva (6) e Concórdia (5).

Poderão ser vistos também, à beira das quadras mais famosas do país, os ‘professores’ já campeões da Liga: Vander Iacovino, Fernando Ferretti, Paulo Mussalém, Marquinhos Xavier e Cidão. Eles, e outros técnicos em busca da conquista da LNF, irão comandar grandes atletas, como o goleador máximo da edição passada, Dieguinho, da Intelli e Pito, da ACBF, eleito o craque da final em 2015. Além dos já consagrados jogadores de seleção brasileira como Falcão, Diego, Tiago e Rodrigo (Magnus), Gadeia, Gian, Cabreúva e Jackson (Intelli), Guitta, Índio e Vander Carioca (Corinthians), Dudu, Leco e Xuxa (JEC), Dimas (Concórdia), Franklin (Jaraguá), Thiaguinho e Valdin (Assoeva), Ciço (Minas) entre outros.

Não deixe de acompanhar a Liga onde nascem os craques e por onde já passaram os melhores do nosso esporte.

Na rede

Para acompanhar tudo o que acontece na LNF acesse nosso portal: www.ligafutsal.com.br

Siga nossas redes sociais:

Facebook: liganacionalfutsal

Twitter: @lnfontime

Instagram: @LNFoficial

Google Plus: +LNFoficial

Notícia: Assessoria de Imprensa LNF
Imagem:
Ulisses Castro