Entrando na fase final de preparação para a Copa do Mundo Fifa, em setembro, na Colômbia, a seleção brasileira de futsal inicia, nesta quinta-feira, a disputa do Sul-Americano, em Uberaba (MG). O adversário da estreia é a Argentina, em partida com transmissão ao vivo do SporTV2 a partir das 21h15. Os demais participantes do torneio são Equador – que disputará no lugar da Colômbia que desistiu de participar – e Uruguai, que abrem a competição às 18h, também com transmissão do SporTV2. As quatro seleções jogam em turno único, e os dois primeiros avançam à final, que será transmitida ao vivo pela TV Globo no domingo dentro da programação do Esporte Espetacular.

Por não se tratar de uma Data Fifa, o técnico brasileiro Serginho Schiochet não pôde convocar os atletas que atuam fora do país. Dentre o grupo chamado para o Sul-Americano, destaque para o craque Falcão, que se prepara para disputar o seu último Mundial. Segundo Serginho, o torneio em Uberaba será uma grande oportunidade para avaliar jogadores ainda não testados.

05.05_brasil_torneio_2– A importância maior desse Sul-Americano é continuar colocando a seleção em atividade. Como não pude convocar os estrangeiros, aproveitei para chamar jogadores com características mais agressivas, como o Cabreúva e o Pixote. Os dois são alas que partem para cima, sempre rabiscando o marcador. Eu senti que nas Eliminatórias (em fevereiro, no Paraguai) faltou um pouco isso – afirmou o treinador.

Segundo Serginho, ainda é prematuro afirmar que o grupo que disputará a Copa do Mundo já está definido. Além das Eliminatórias, o Brasil disputou um amistoso contra Cuba, em Maringá (PR), onde a seleção não teve dificuldades para golear por 9 a 2. Depois do Sul-Americano, a ideia é reunir novamente a seleção a partir do dia 15 de julho, quando a Liga Nacional de Futsal terá um período disponível para convocação.

– Será um período proveitoso, pois além da janela nacional de convocação, os clubes estrangeiros estarão de férias. A ideia é fazer um período de oito dias de treinamento. Vamos tentar marcar uns amistosos, só falta definir o local que vai receber a seleção. Pretendemos fazer a convocação para o Mundial no final de agosto – revelou.

Sobre o Sul-Americano, Serginho chegou a afirmar que Colômbia seria o principal adversário do Brasil. Com a desistência dos colombianos, o treinador do Brasil destaca as forças da tradicional Argentina e do Uruguai, surpresa nas Eliminatórias, quando chegou à semifinal.

– Fizemos em cima da preparação que a Colômbia tem feito para a Copa do Mundo. A Argentina sempre cria muita dificuldade pela rivalidade. Tenho acompanhado a evolução do Equador, o Uruguai vem com a seleção principal que disputou as eliminatórias. O favoritismo grande não existe mais. A expectativa é fazer uma grande competição e, assim como no Grand Prix, queremos vencer – comentou.

A tabela do Sul-Americano

Quinta-feira (5/5)

18h – Equador x Uruguai – SporTV

21h15 – Brasil x Argentina – SporTV

Sexta-feira (6/5)

19h – Brasil x Uruguai – SporTV

21h – Argentina x Equador

Sábado (7/5)

17h – Brasil x Equador – SporTV

19h – Uruguai x Argentina – SporTV

Domingo (8/5)

7h15 – 3º colocado geral x 4ª colocado geral

10h – 1º colocado geral x 2º colocado geral – Rede Globo

*Horários sujeitos a alterações mediante solicitação da TV

Os convocados

Goleiros: Tiago (Sorocaba) e Guitta (Corinthians)

Fixos: Rodrigo (Sorocaba), Ciço (Minas) e Marlon (Carlos Barbosa)

Alas: Falcão (Sorocaba), Jackson (Orlândia), Cabreúva (Orlândia), Xuxa (Joinville), Murilo (Carlos Barbosa) e Pixote (Sorocaba).

Pivôs: Pito (Carlos Barbosa), Dieguinho (Orlândia) e Dimas (Concórdia)

Notícia: Flávio Dilascio – http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/futsal/noticia/2016/05/em-uberaba-mg-brasil-realiza-um-dos-ultimos-testes-antes-do-mundial.html

Imagens: Luis Domingues/ Ricardo Artifon