O local onde a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) foi fundada, há 40 anos, recebeu a justa homenagem do clube na noite desta segunda-feira, 24. A Lancheria Original, localizada no centro da cidade, recebeu uma placa para lembrar que ali foi o início de uma das equipes mais tradicionais do futsal.

Ulisses Castro

Onde tudo começou. Foto: Ulisses Castro

O evento contou com a participação do grupo de atletas e comissão técnica do clube, além de dirigentes, conselheiros, funcionários e pessoas que participaram do momento de fundação da ACBF.

A primeira ata de reunião da ACBF foi lida no início do cerimonial e depois Fabiano Käfer, presidente da ACBF, lembrou das conquistas da equipe. “É bom saudar que no último dia 19 de outubro, nós comemoramos os 20 anos da conquista do Campeonato Gaúcho. O primeiro da história da ACBF. Demoramos 20 anos para erguer uma taça, mas depois que sentimos que o gostinho de ser campeão era bom, não paramos mais”, disse o presidente.

Depois, foi a vez do prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva, prestar a homenagem ao clube e à Lancheria. “Sou privilegiado, pois eu estava na prefeitura em 1996, no ano do primeiro título, e estou aqui hoje para ver esse momento. Uma Lancheria é um local democrático. Nas mesas desta Lancheria, quantas discussões, quantos amores, quantas reuniões já tiveram aqui? O Aldo Pontin (proprietário da Lancheria Original em 1976) já deve ter separado várias discussões calorosas. E numa destas discussões, tiveram a ideia ‘original’ de fundar a ACBF. A ACBF é originalidade”, exaltou o prefeito.

Por fim, o presidente de honra vitalício da ACBF, Clovis Tramontina, fez o seu discurso. “Lembro que naquele dia resolvemos montar o time. Primeiro definimos as cores. O branco do Real e o preto do River. O laranja foi inspirado na seleção de futebol da Holanda, conhecida como a Laranja Mecânica na época. Depois pensamos no nome e o Aldo Pontin perguntou: ‘por que não colocam o nome de Carlos Barbosa?’ Então colocamos o nome de Associação Carlos Barbosa de Futebol. Naquela época ainda não se chamava futsal”, lembrou Clovis, que finalizou: “muito obrigado ao pessoal da Lancheria Original. E fica a responsabilidade. Não pode mais fechar a Lancheria, pois agora tem essa placa e ela tem que durar para toda a vida”.

Após os discursos, Clovis Tramontina, Fabiano Käfer, o prefeito Fernando Xavier da Silva, Marlon (capitão da ACBF), Aldo Pontin (proprietário da Lancheria Original em 1976) e Gilson Zimmer (atual proprietário da Lancheria) fizeram o descerramento da placa da ACBF em homenagem à Lancheria Original com o texto: “Aqui nasceu um dos times mais vitoriosos do mundo: a ACBF”. Antes do brinde, um vídeo com um breve histórico dos 40 anos da ACBF foi exibido no telão.

A Lancheria Original era o ponto de encontro de Carlos Barbosa na década de 1970. Na época, as equipes que participavam do Citadino de Futsal se encontravam no local após os jogos. Entre eles, os atletas dos times do Real e do River se encontravam na Lancheria após os jogos. No dia 1º de março de 1976, em um destes encontros na Lancheria, as equipes do Real e do River resolveram se unir para criar a ACBF.