De patinho feio, a Assoeva tem apenas o amarelo. Pois quem acompanha os gaúchos da terra do chimarrão, sabe da qualidade do time. Nas outras sete participações na LNF, eles já tinham chegado até a semifinal, em 2016. Neste ano, subiram mais um degrau, e conquistaram o posto de time número dois do futsal brasileiro.

Comandados pelo melhor treinador da LNF 2017, em eleição feita pelos clubes e pelos fãs da Liga, Fernando Malafaia, a Assoeva precisou recorrer aos seus talentos. Já que, por conta de lesões e transferências, o elencou foi minguando, até chegar a tão esperada final com poucas peças de rotação. Ainda assim, entre os atletas disponíveis, havia muita qualidade técnica: o melhor ala direito e craque da competição, Valdin, a revelação, o goleiro Andre Deko e o melhor fixo, Daniel.

O título só escapou na prorrogação, contra o Joinville, mas a Assoeva encheu a torcida ‘Febre Amarela’ de orgulho e promete voltar forte no ano que vem, para, quem sabe, alcançar este último patamar e erguer a taça da Liga Nacional de Futsal!

Ulisses Castro

Valdin foi o Craque da LNF2017 e liderou a Assoeva rumo às Finais. Foto: Ulisses Castro