A Liga Nacional de Futsal, considerada a maior competição da modalidade no país, não reúne somente os principais clubes, atletas, treinadores e preparadores, mas também os melhores árbitros do Brasil e até mesmo do mundo. As rápidas decisões durante uma partida de futsal, a liderança e o respeito são marcas registradas dos profissionais do apito que integram o quadro da LNF. Ao final da temporada, os destaques na função são premiados com o Apito de Ouro, Prata e Bronze.

Divulgação

Liga Nacional de Futsal reúne alguns dos principais árbitros do Brasil e do mundo. Foto: Divulgação

Segundo o estatuto da LNF, os árbitros selecionados precisam ser Confederados ou da FIFA. “Todos passam por testes físicos e também por provas teóricas sobre as regras do futsal, incluindo a participação em congressos de arbitragem,”, explica Paraguassu Fisch, Coordenador de Arbitragem da LNF.

Apitar um jogo de Liga Nacional exige muita responsabilidade, mas também prazer pela profissão. É o que explica o árbitro Gean Coelho Telles, um dos destaques no cenário nacional e internacional. Ele foi o árbitro brasileiro na última Copa do Mundo FIFA de Futsal e apontado entre os cinco melhores do mundo. “Venho de uma família onde meu pai é árbitro há 40 anos, já está no sangue. Tenho muito prazer em ser árbitro. Trabalhar na Liga Nacional é a realização de um sonho, pois é a melhor competição do Brasil, e tenho a oportunidade de fazer parte deste seleto grupo há 18 temporadas”, comentou.

Divulgação

Gean Coelho Telles foi o árbitro brasileiro na última Copa do Mundo FIFA de Futsal. Foto: Divulgação

Para a atual edição da LNF, os árbitros esperam profissionalismo e respeito. “A LNF é uma das Ligas mais competitivas do mundo, pois ali estão os maiores craques do futsal brasileiro e mundial, devemos respeitar a todos, pois é respeitando que se é respeitado. Esperamos que 2018 seja bom para todas as equipes, e que atletas, dirigentes e comissão técnica possam se respeitar, que a equipe de arbitragem dê o máximo de si para que possamos fazer o jogo fluir naturalmente”, disse o árbitro Roberto Paganini Marietto, também um dos destaques do quadro de arbitragem do futsal brasileiro. Ele já apitou quatro finais de Liga Nacional de Futsal.

Seguindo a escala de arbitragem da LNF 2018, Roberto Paganini apita o confronto entre São José e Foz Cataratas, nessa sexta, às 20h15min, em São José dos Campos (SP). Por outro lado, Gean Coelho Telles está escalado para apitar Joaçaba e Joinville, no domingo, às 19h, em Joaçaba (SC).

Confira todos os jogos dessa quarta rodada, as transmissões e as escalas de arbitragem AQUI.