No último sábado (13/10), quando o pivô Darlan estufou as redes contra o Tubarão, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal 2018, a ACBF atingiu a marca de 200 gols na atual temporada. Até o momento, a equipe disputou 58 jogos, somando os compromissos em amistosos, na Liga Nacional, Liga Gaúcha, Libertadores e Mundial de Clubes.

Ulisses Castro

Marlon, João Salla e Lé são os artilheiros da equipe na temporada. Foto: Ulisses Castro

Os fixos Lé (27 gols), Marlon (21 gols) e João Salla (21 gols) são os artilheiros da equipe. “Talvez no caso do João pela capacidade de definição no tiro-livre, pois ele é o batedor oficial. Isso fez com que tivesse muitas oportunidades e convertesse perto de 90% das finalizações. Marlon e Lé são dois fixos que vêm muito de trás, aproveitam muito as bolas que sobram e também são jogadores que têm boa definição”, explicou o técnico Marquinhos Xavier.

O ataque laranja é diversificado. Ao todo, 21 atletas marcaram gols pelo clube neste ano, exceto Augusto, que é o terceiro goleiro. Por isso, Marquinhos destaca o espírito de jogo coletivo. “Os fixos fazem muitos gols porque o grupo ajuda a ter essas chances durante o jogo. Para mim, tudo vem do coletivo. Embora eles sejam os principais artilheiros, é o grupo que proporciona que eles tenham essa chance de concluir e aproveitar. O restante é pessoal. Quem aposta em finalização tem a chance de fazer o gol”, avaliou o técnico.

Ulisses Castro

Marquinhos Xavier preza pelo trabalho coletivo na ACBF. Foto: Ulisses Castro

O fixo Lé, artilheiro da equipe, admite que essa é a temporada com o melhor aproveitamento nas conclusões. “Não esperava ser o artilheiro da equipe até por que sou fixo. Nos clubes onde passei sempre fiz alguns gols, mas não tanto assim”, disse o atleta de 34 anos. “Minha característica é de marcação, mas vou muito para o ataque. Estou finalizando e a bola está entrando. Espero continuar ajudando a equipe, seja marcando ou atacando”, destacou.

Assim como o técnico da ACBF, Lé acredita que o coletivo da equipe contribui para o seu estilo de jogo. “O principal fator que me levou a artilharia foi a confiança dos atletas e da comissão técnica, que sempre fizeram de tudo para eu estar bem”, completou Lé.

Dos 58 jogos, somente em dois a ACBF não marcou gols: no empate em 0x0 com o Guarany, pela Liga Gaúcha, e na derrota para o Magnus por 2×0, na final do Mundial. Para a sequência da temporada, o comandante da equipe de Carlos Barbosa pretende seguir com o ótimo aproveitamento no ataque e com uma defesa segura. “Espero que o ataque continue funcionando. Espero ter o equilíbrio entre ataque e defesa. A palavra de ordem é que a gente tenha paixão pelo ataque, mas que não esqueça que muitos dos gols vêm da defesa. A defesa proporciona o primeiro momento do ataque. Defender bem dá a oportunidade de atacar bem”, completou Marquinhos Xavier.

A ACBF encara o Tubarão nas oitavas de final da Liga Nacional de Futsal 2018. Após a vitória fora de casa no jogo de ida, por 6 a 4, o time laranja tem a vantagem do empate para ficar com a vaga. O jogo da volta ocorre neste domingo (21/10), às 10h30min, no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS), com transmissão ao vivo do SporTV.