O aniversário da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) foi no dia 1º de março, mas a data foi comemorada na noite desta segunda-feira, 6. No coquetel de comemoração, houve o lançamento do novo sistema de iluminação do ginásio e também a assinatura do contrato de patrocínio com o Banrisul.

Logo no início do evento, o supervisor Lavoisier Freire Martins fez um breve discurso e apresentou todos os atletas e comissão técnica. Nesta temporada, o grupo disputará a Copa Marau, a Supercopa, o Estadual e a Liga Nacional de Futsal (LNF). A cerimônia ainda lembrou que nesta temporada, a ACBF celebra 20 anos de participação na maior competição de futsal do Brasil.

Ulisses Castro

Cortando o bolo e celebrando 41 anos de uma das maiores instituições esportivas do Brasil. Foto: Ulisses Castro

Nesse ano, a ACBF terá novos parceiros. O Consórcio Banrisul e o Banrisul Vero irão estampar a as suas marcas na camisa laranja. Com a presença dos diretores da Estatal e do time de Carlos Barbosa, o contrato de patrocínio foi assinado. “Ficamos muito felizes poder estar do lado deste grupo. Aqui, se mostra ao Brasil como é o profissionalismo do nosso Estado e do município de Carlos Barbosa. Não existe uma cidade que represente tão bem o futsal quanto Carlos Barbosa”, comentou Fernando Postal, diretor do Banrisul Consórcios. “Logo mais, durante as competições, estaremos aqui para apoiar juntos e trilhar um ano de muito sucesso”, completou.

Depois, foi a vez do presidente da ACBF, Fabiano Käfer se pronunciar. Ele agradeceu aos patrocinadores da equipe e falou das melhorias que estão sendo realizadas no Centro Municipal de Eventos. “Quero agradecer aos nossos patrocinadores, pois dificilmente teríamos todo esse sucesso se não tivéssemos o apoio deles. Vou falar da melhoria do nosso centro de eventos. Ano passado trocamos o piso da quadra. E hoje inauguramos o novo sistema de iluminação que beneficia não só os atletas, como a imprensa”.

Ulisses Castro

O maior campeão da Liga tem uma sala cheio de destas. Foto: Ulisses Castro

O prefeito municipal de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, também se manifestou, ressaltou a sua torcida pelo time laranja e valorizou o trabalho realizado por todos os atletas e funcionários do clube. “Fui e sou torcedor. Fui presidente, vice-presidente da ACBF e hoje sou conselheiro. São sentimentos que se confundem, mas o mais forte de todos é ter a honra de ser torcedor dessa equipe que orgulha nossa cidade, nosso Estado e nosso país. Hoje somos um time internacional com um modelo de gestão dentro e fora de quadra. Os resultados de dentro da quadra são consequência de um trabalho feito fora dela”.

O último a discursar foi o presidente de honra vitalício da ACBF, Clovis Tramontina, que recordou os primeiros 20 anos de existência do Clube, que até então não havia conquistado nenhum título. E revelou de forma divertida como foi construído o primeiro título do time laranja, que foi o Gauchão de 1996. “Nós estávamos num jantar na casa do [Ildo] Paludo, lá em 1995 e eu disse: ‘em três anos a ACBF vai ser campeã Estadual’. Adivinhem: perdemos logo naquele ano. O Agostinho Facchini disse que para ser campeão tínhamos que trazer o Cabeça [José Bavaresco] para ser o supervisor. Falei: ‘Ah não, o Cabeça não!’ O Cabeça veio para a ACBF. Daí o Cabeça falou que para ganhar o título tinha que trazer o Jarico. Falei: ‘Não, o Jarico, não. De jeito nenhum’. Adivinhem: o Jarico veio para treinar a ACBF. O time estava montado, estava tudo certo e no fim de uma tarde me falaram que se quisesse ganhar o campeonato, tinha que contratar o Choco. Daí falei: ‘Não, o Choco aqui? De jeito nenhum. Não temos dinheiro’. Daí falamos para o Cabeça que se o Choco chegasse na cidade até à meia-noite, a gente contratava. Antes da meia-noite, o Choco havia chegado. Adivinhem o resultado: ganhamos o primeiro Gauchão”.

A única vez que a ACBF não participou da LNF foi na primeira edição do campeonato, em 1996. E Clovis revelou o motivo: “Porque não jogamos a primeira edição da Liga Futsal em 1996? Por que enquanto não ganhássemos o Gaúcho, não vamos disputar o campeonato nacional. Quando ganhamos o Gauchão, passamos a disputar a LNF”. Desde 1997, o time laranja participa da principal competição do país.

No final, antes do tradicional corte do bolo de aniversário, o público foi convidado para dirigir-se até a quadra para a inauguração oficial do novo Sistema de Iluminação do ginásio, que foi realizado através de uma parceria com a Intral, de Caxias do Sul.