Em ação o clube mais vitorioso da história da Liga Nacional de Futsal. Localizado em Carlos Barbosa (RS), o time da ACBF soma cinco conquistas da maior competição de futsal do país (2001, 2004, 2006, 2009 e 2015). Para a atual temporada, o clube segue sob o comando de Marquinhos Xavier, também treinador da Seleção Brasileira de Futsal. Recentemente, no último 1º de março, a equipe comemorou 42 anos de história, sendo referência de gestão, comprometimento e resultados.

Ulisses Castro

Equipe da ACBF representada na grande festa que marcou os 42 anos do clube. Foto: Ulisses Castro

Fora das quatro linhas, o clube oferece as melhores condições aos profissionais do elenco, torcedores e colaboradores. O Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, ginásio da ACBF, é composto por academia, sala de imprensa, sala de reunião e vídeo, departamento de fisioterapia, vestiário da equipe principal com hidro e outros quatro vestiários auxiliares, além do vestiário para arbitragem. Ainda no Ginásio, a ACBF oferece refeitório.

O clube também tem a sede administrativa, junto ao setor financeiro, ao de comunicação, ao quadro social e ao departamento de inscrições para as escolinhas de base. No local também estão às salas de reunião do conselho e de troféus.

Em quadra, o projeto começa com as categorias de base, partindo do elenco sub-5 até chegar ao grupo Sub-20. São mais de 400 jovens defendendo as cores da Laranja Mecânica. Os atletas Andrew, Veto, Vini, Augusto e Dudu, formados na base, integram o elenco adulto da ACBF, que estreia na LNF 2018 no próximo 16 de março, às 21h30min, contra o Jaraguá, em Santa Catarina.

O clube liderado por Marquinhos Xavier está reforçado para a LNF 2018. Entre os contratados aparecem Gian Wolverine, Lé, Pesk, Douglinhas e Piter, além do craque da última edição da LNF – Valdin. Eles se juntam aos jogadores Henrique, Marlon, João, Felipe Valério, Bruno Souza, Mithyuê e Julio, remanescentes da última temporada.

O Presidente de Honra Vitalício da ACBF, Clovis Tramontina, lembrou da história da ACBF e revelou a fórmula que faz do time laranja um dos maiores vencedores do país. “Quais os fatores de sucesso da ACBF? Eu não tenho dúvida de que é a gestão. Isso é fundamental. O conselho, a diretoria, a equipe técnica da ACBF são todos importantes. Outros dois pontos são fundamentais: o orçamento e a disciplina”, destacou.

Sobre a cidade de Carlos Barbosa

Carlos Barbosa é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Seu nome é uma homenagem a Carlos Barbosa Gonçalves, governador do estado durante a República Velha. É, graças à equipe ACBF, a Capital Nacional do Futsal.