Apesar de a temporada não ter acabado, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) já planeja o futuro. Em uma entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, o clube anunciou a renovação do contrato com o técnico Marquinhos Xavier. No ano que vem, o treinador irá conciliar o trabalho no time laranja com a Seleção Brasileira.

Confira a entrevista coletiva completa clicando aqui.

Com o contrato renovado por mais um ano, Marquinhos comandará a equipe barbosense na LNF, Liga Gaúcha e na Copa Libertadores, além de outras competições que podem ser confirmadas para 2018. O técnico chegou em Carlos Barbosa em maio de 2014, quando substituiu Paulo Mussalem. Mas foi em 2015 que o trabalho começou a render frutos com a conquista dos quatro títulos que disputou. Entre eles, o penta da LNF e o 11º troféu do Gauchão.

No ano seguinte, levou a ACBF ao vice do Mundial e a conquista da Taça Brasil. Em 2017, levantou a taça da Supercopa e da Copa Libertadores. “Hoje estamos renovando o contrato do Marquinhos. A gente sabe da capacidade de liderança do Marquinhos. Nos trouxe muitos títulos nesse período e esperamos que siga trabalhando desta forma junto com a comissão técnica, que dá todo esse suporte”, disse Fabiano Käfer, presidente da ACBF.

O supervisor Lavoisier Martins lembrou que é a primeira vez que um técnico da ACBF concilia o trabalho com a Seleção Brasileira. “Para nós é um momento de extrema felicidade. É a primeira vez na história da ACBF que um treinador trabalha aqui na ACBF simultaneamente na Seleção Brasileira. A gente tem uma comissão multidisciplinar que vai dar todo o apoio. Na sua ausência, a comissão técnica vai dar continuidade ao trabalho e nesse ano foi demonstrado em alguns jogos que a gente consegue ter êxito da mesma forma”.

Marquinhos revela que está feliz com o seu momento na carreira e demonstra confiança na comissão técnica para seguir o trabalho em alto nível para 2018. “Para mim é um momento especial que culmina com minha atuação dentro da Seleção Brasileira. Também aceitei permanecer no cargo, pois tenho plena confiança nas pessoas que estão ao meu redor. Todas elas fazem um trabalho interdependente e de muita responsabilidade”.

O técnico também comemora o fato de ficar tanto tempo no comando da equipe de Carlos Barbosa. “É um prazer imenso não só pelas conquistas que já tivemos, mas também pela oportunidade de continuar um ciclo de trabalho que começou em 2014. Desde então, criamos um novo perfil competitivo que pudesse se adequar às questões financeiras do clube. A ACBF soube direcionar tudo isso e nos dizer o que realmente queria”, afirmou. “O fato de eu ir para a minha 5ª temporada em Carlos Barbosa é realmente surreal. Mesmo vivendo de uma forma intensa, jamais acreditei que pudesse permanecer aqui por um longo tempo”, disse o treinador.