O mês de maio será cheio para a equipe da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). O time laranja terá os jogos da Liga Nacional de Futsal, da Liga Gaúcha e da Copa Libertadores pela frente. O detalhe é que todas as partidas serão longe de casa. O time laranja percorrerá mais de 10 mil km nesse período e, caso avance para a final da competição sul-americana, no Peru, serão 11 jogos em 24 dias.

A maratona laranja já começa nesta semana. No sábado, tem jogo pela LNF contra o Marreco, em Francisco Beltrão-PR. No dia 9, a ACBF enfrenta a ASIF, em Ibirubá, e no dia seguinte, encara o Sobradinho, na casa do adversário, ambos pela Liga Gaúcha. No dia 11, a equipe laranja embarca novamente para o Paraná, onde terá mais dois jogos pela Liga Nacional. Os compromissos serão contra o Pato Branco, no dia 13, e contra o Copagril, em Marechal Cândido Rondon, no dia 16. Após o retorno, a delegação terá somente dois dias de descanso antes do embarque para o Peru.

Neste período de 24 dias, percorrerá um longo caminho por terra e pelos ares. Nos jogos da LNF e da Liga Gaúcha, o time viajará de ônibus cerca de 3.656 km pelas estradas do sul do Brasil. Já a viagem de ida e volta para o Peru deverá contabilizar mais 6.600 km de avião (levando em conta um voo sem escalas). Ou seja, a ACBF irá percorrer aproximadamente 10.256 km no mês de maio. É o equivalente a uma viagem de avião entre Porto Alegre e Londres, na Inglaterra.

Ulisses Castro

“Procuramos encaixar jogos da melhor maneira para não ter um desgaste tão grande na LNF e na Liga Gaúcha. A exceção é a Libertadores que será um jogo atrás do outro”, afirmou o supervisor Lavoisier Freire Martins, que realiza o planejamento da equipe. O dirigente diz que a ACBF tem priorizado todas as partidas com força máxima, no entanto, antecipou que irá recorrer à equipe Sub-20 nessa maratona afim de reduzir o desgaste dos jogadores. “A gente está tentando programar bem principalmente agora que temos estes jogos fora de casa. No jogo em Sobradinho, pela Liga Gaúcha, vamos fazer um misto entre o time principal e o Sub-20 da ACBF. Vamos precisar fazer isso, pois no dia seguinte embarcamos para o Paraná para os jogos em Pato Branco e Marechal”.

Lavoisier confirma que o planejamento da equipe nos últimos meses foi pensando na disputa da Libertadores. Por isso, os atletas terão todo o suporte disponível nas viagens que antecedem a disputa no Peru. “Depois do jogo em Pato Branco nem voltamos para casa, vamos direto para Marechal. Nesse período vamos priorizar o descanso dos jogadores, o menor desgaste, vamos cuidar bem da alimentação também. Tudo o que temos de suporte da fisioterapia, assim como o material de imersão serão levados nas viagens. Depois do jogo contra o Copagril, teremos dois dias de treinos leves antes de viajar para o Peru. Só poderemos priorizar o descanso do atleta e evitar o desgaste. Vamos dar ênfase ao preventivo, pois na Libertadores podemos ter seis jogos num período de sete dias. O planejamento dos últimos dois meses na ACBF foi em cima dessa disputa da Libertadores”.

Confira os jogos do mês de maio*

06/05 – 20h15 – Marreco x ACBF – Francisco Beltrão-PR (LNF)

09/05 – 20h15 – ASIF x ACBF – Ibirubá-RS (Liga Gaúcha)

10/05 – 20h15 – Sobradinho x ACBF – Sobradinho-RS (Liga Gaúcha)

13/05 – 20h15 – Pato ACBF – Pato Branco-PR (LNF)

16/05 – 20h15 – Copagril x ACBF – Marechal Cândido Rondon-PR (LNF)

22/05 – 18h – ACBF x Kimberley-ARG (Copa Libertadores)

23/05 – 16h – Caracas-VEN x ACBF (Copa Libertadores)

24/05 – 22h – Panta Walon-PER x ACBF (Copa Libertadores)

*Datas e horários dos playoffs da Copa Libertadores serão definidos de acordo com a classificação da primeira fase.