A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) teve duas indicações entre os melhores do mundo. Marquinhos Xavier concorre a melhor técnico do planeta, enquanto o clube está no Top 10 das melhores equipes do mundo. A lista foi divulgada pelo site Futsal Planet, que elege anualmente os melhores do futsal mundial com base nos votos de jornalistas e profissionais do futsal.

As conquistas da Supercopa e da Libertadores da América foram decisivas para as duas indicações entre os melhores do Mundo. “Mais uma vez, trilhamos um bom caminho e vencemos a Supercopa e a Libertadores. Prova que são duas competições importantes e são valorizadas por especialistas no mundo. Aconteceu no primeiro semestre e mesmo assim as pessoas não esquecem que a ACBF é uma importante equipe”, disse o técnico Marquinhos Xavier, que comemora: “É muito gratificante estar aqui e devolver aos nossos torcedores esse título que não é isolado. É um título de todas as pessoas que fazem o futsal em Carlos Barbosa e de todas as pessoas que fazem um trabalho tão bonito e premiado”.

Para ele, as indicações fazem parte de trabalhos que caminham juntos. “Qualquer profissional que faça um trabalho de destaque, tem por trás uma equipe, uma estrutura e uma condição para que isso aconteça. Sempre menciono que a ACBF nos dá uma condição de trabalho excepcional. Quando isso acontece, é como se a gente devolvesse ao clube todo o reconhecimento”.

Na lista dos 10 clubes que concorrem a melhor do mundo, há times como o Joinville, campeão da LNF, e o Movistar Inter, da Espanha. O técnico do time laranja também exalta a importância da ACBF no cenário do futsal mundial. “Se hoje fôssemos mencionar 10 equipes importantes no mundo, a ACBF certamente estaria nessa lista em função da sua história no futsal brasileiro, das conquistas que sempre mantém em visibilidade. Além do protagonismo que a ACBF assume, pois assume o risco de ser protagonista em todas as competições que disputa”.

Marquinhos está concorrendo ao prêmio de melhor técnico do mundo pela segunda vez nos últimos três anos. “Em 2015, quando tivemos um ano especial, fui indicado. Na ocasião fiquei em 5º lugar, o que não faz diferença alguma, assim como não faz diferença agora. O mais importante é a indicação, é estar no meio de nomes consagrados, profissionais que são referência no mundo e que fazem o seu melhor trabalho em suas equipes. Estou feliz, porque é um reconhecimento de um trabalho não só a nível de resultado, mas na imagem positiva que a ACBF transmite a todas essas pessoas. Quem está aqui dentro acaba recebendo de bonificação toda essa imagem. Agradeço a todos, em especial a minha comissão técnica e atletas por representá-los nessa indicação”.

O site Futsal Planet deverá divulgar os vencedores no início de 2018.

O clube já foi indicado em outras oportunidades nestas duas categorias. Em 2009, a ACBF foi eleita a melhor equipe do mundo. Nesta mesma temporada, Paulo Mussalem, que comandava o time laranja na época, foi escolhido o melhor técnico do planeta.

Ulisses Castro

ACBF conquistou o Tetra da Libertares da América em maio. Foto: Ulisses Castro

Confira a lista dos times que concorrem a melhor do mundo

– Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) – (BRASIL)

– Associação Female Futsal Chapecó (BRASIL) – Feminino

– C. D. Futsi Atlético Navalcarnero (ESPANHA) – Feminino

– Chonburi Bluewave Futsal Club (TAILÂNDIA)

– Club Atlético Boca Juniors (ARGENTINA)

– Grupo Line Futsal (COSTA RICA)

– JEC / Krona Futsal Joinville (BRASIL)

– Movistar Inter Fútbol Sala (ESPANHA)

– RABA ETO Futsal Club Gyor (HUNGRIA)

– Sporting Clube de Portugal (PORTUGAL)

Ulisses Castro

Marquinhos Xavier concorre a melhor técnico do mundo. Foto: Ulisses Castro

Confira a lista dos Técnicos que concorrem a melhor do mundo

– Ricardo Cámara Sobral “Cacau” (BRA)

AFC Kairat Almaty (KAZ)

– David Marín Ortega (ESP)

ASD Luparense C5 (ITA)

– Eduardo Sao Thiago Lentz “Duda” (BRA)

ElPozo Murcia F.S. (ESP)

– Hernán José Garcias (ARG)

Club Atlético Boca Juniors (ARG)

– Marcos “Marquinhos” Xavier Andrade (BRA)

Associação Carlos Barbosa de Futsal (BRA)

– Nuno Sérgio Dos Santos Dias (POR)

Sporting Clube de Portugal (POR)

– Eder Popiolski (BRA)

Associação Female Futsal Chapecò (BRA – Feminino)

– Rakphol Sainetngam (TAI)

Chonburi Bluewave Futsal Club (TAI)

– Vander Iacovino (BRA)

JEC/Krona Futsal Joinville (BRA)

– Jesús Velasco Tejada (ESP)

Movistar Inter FS (ESP)