O caminho para se recuperar de uma lesão no joelho é longo e doloroso. Essa é a rotina que o ala Xande do Magnus Futsal está tendo enfrentar desde que rompeu o ligamento cruzado anterior esquerdo, na partida amistosa contra o Corinthians, em fevereiro, ainda na fase de pré-temporada. Hoje já se passaram 111 dias da cirurgia e o trabalho diário para a recuperação segue cada vez mais intenso.

No momento da lesão, o camisa 20 recém chegado à equipe de Sorocaba, já havia feito 10 dias de preparação com o elenco e desfrutava da condição de titular no primeiro quarteto do time, em duas partidas amistosas disputadas no Paraná. Porém, no dia 22 de fevereiro, contra o time corintiano, o ala levou uma joelhada e sofreu a lesão.

“A parte mais difícil é na hora de receber o diagnóstico. Para mim não tem dor maior do que ficar tanto tempo sem poder fazer o que eu mais gosto, que é estar dentro da quadra jogando futsal, disputando competições, viajando com o time. Sem dúvidas, é muito ruim ficar do lado de fora olhando, sem poder treinar com meus companheiros”, lamenta Xande.

Xande recebe acompanhamento diário do fisioterapeuta da equipe, Renan Luiz Fernandes, além de contar com suporte do médico Rodrigo Montiel. “Esta foi a segunda lesão do atleta e, desde o diagnóstico, sabíamos que seria um grande desafio sua reabilitação. Mas com muita dedicação e empenho, é possível observar uma evolução surpreendente, acima de todas expectativas, o que torna o tempo de volta às quadras menor do que o previsto”, analisa Renan.

Com 15 semanas desde o procedimento cirúrgico, o ala conta que se mantém motivado com sua evolução, se dedicando cada vez mais aos exercícios. “Acredito que hoje a maior motivação é olhar para o lado e ver atletas tão vitoriosos se dedicando dentro de quadra. Minha vontade é logo estar com eles, podendo treinar e jogar. Não tem nada melhor do que estar perto de ídolos e trabalhar duro para poder voltar a atuar junto com eles”.

O ala Xande ainda criou um perfil no Instagram chamado “Rotina de Atleta”(www.instagram.com/rotinadeatleta), onde consegue mostrar um pouco do seu trabalho diário de recuperação da lesão.

“A ideia surgiu um pouco depois da cirurgia. Antes dela, eu procurei algo parecido, para me preparar de alguma forma e saber o que eu iria enfrentar, mas acabei não encontrando nada interessante. E essa lesão é mais comum do que se imagina. Com autorização do nosso fisioterapeuta Renan, criei o perfil para passar um pouco do meu dia a dia e, talvez encorajar e informar as pessoas que tenham que passar por procedimentos desse tipo. É uma espécie de diário e hoje eu recebo mensagens de pessoas que eu não conheço, me elogiando, dizendo que sirvo de inspiração, e isso com certeza é muito legal”, finaliza Xande.

O departamento médico do Magnus Futsal prevê que o jogador volte a treinar com bola e junto do restante do elenco no mês de setembro, iniciando então uma nova etapa no processo de reabilitação do joelho esquerdo.