Os últimos dias foram de muitas reflexões para o fixo Neto. Com propostas de clubes brasileiros e do exterior, o fixo de 36 anos resolveu seguir a sua intuição depois de conversar com a família sobre o futuro. Herói do heptacampeonato mundial da seleção brasileira na Tailândia em 2012, Neto decidiu dar um ponto final à vitoriosa carreira. A partir de hoje, o mineiro de Uberlândia vai se dedicar exclusivamente à sua nova paixão: dar palestras, contando a sua história de superação vivida no último ano.

Divulgação

Neto foi campeão e eleito melhor do Mundial. Foto: Divulgação

Neto descobriu um tumor no cérebro em janeiro do ano passado, quando defendia o Kairat Almaty, do Cazaquistão. O jogador sofreu uma inesperada convulsão durante um treinamento, o que o levou a ser submetido a exames mais detalhados. Semanas depois, ao ser submetido a cirurgia para a retirada do tumor no cérebro, os médicos descobriram outro tumor no organismo do jogador. O local dessa vez era o pulmão.

A partir de então, Neto iniciou um tratamento via medicação oral. Com o apoio de familares e amigos, o defensor conseguiu vencer o câncer. No fim de maio, superada a fase mais difícil do tratamento, Neto anunciou que estava liberado para voltar ao futsal. No meio do ano, o fixo acertou com o Sorocaba, clube que defendeu até o final de 2017. Pela equipe do craque Falcão, Neto conquistou a Liga Paulista em final diante do Corinthians.

Yuri Gomes

Neto conquistou junto ao Magnus seu primeiro título após vencer dois tumores. Foto: Yuri Gomes

Terminado o contrato, Neto retornou para Uberlândia para ficar com a família. Após analisar propostas, ele optou por deixar o futsal para rodar o país e o mundo contando toda a sua saga pela sobrevivência. O defensor, inclusive, ganhará biografia em breve. Segundo a assessoria de imprensa do jogador, já está acertada uma partida de despedida em julho em Uberlândia.

Neto deixa o futsal com um currículo extremamente vitorioso. Seu ápice foi em 2012, quando foi campeão mundial com a seleção brasileira, marcando o gol do título nos segundos finais da prorrogação da final contra a Espanha. Por conta do seu desempenho na Copa do Mundo da Tailândia, Neto ganhou a Bola de Ouro Fifa daquele ano – o prêmio é dado de quatro em quatro anos sempre após os Mundiais.

Getty Images

Neto é abraçado por Ari e Rodrigo após balançar a rede no Mundial de 2012. Foto: Getty Images

O herói do hetpa é casado desde janeiro de 2013 com Juliana Azambuja. Em 2017, o casal ganhou a primeira filha, Manoela. Na última semana, o agora ex-jogador foi homenageado no Congresso Brasileiro de Futsal, em Brasília. Neto pretende fazer o anúncio oficial da sua aposentadoria em suas redes sociais nos próximos dias.