Um dos maiores ícones do futsal nacional, Vander Carioca chegou ao Corinthians neste ano para ser um dos pilares na busca pelo inédito título da Liga Futsal. Aos 40 anos, ele não é exatamente titular do time, que está na semifinal da Liga Nacional de Futsal após golear o Atlântico na noite de sexta-feira, mas é essencial para dar experiência ao elenco. Apaixonado pela torcida, o carioca que já atuou pelo Flamengo, Vasco e Atlético Mineiro, afirma que jogar pelo Corinthians é uma emoção enorme:

– É diferente, joguei no Flamengo, Vasco e Atlético, mas aqui é diferente. Me arrependo de não ter vindo antes, com mais fôlego, para curtir mais alguns anos aqui. Estou muito feliz aqui – disse, enquanto dava autógrafos aos torcedores.

Pela seleção brasileira, Vander acabou não conquistando a Copa do Mundo. Em 2000, ficou com o vice-campeonato, enquanto em 2004, terminou na terceira posição. Pelos clubes, tem diversos títulos no currículo, mas se esforça para ajudar o Corinthians a levantar o primeiro troféu nacional. O time chegou nas últimas seis semifinais, mas sempre foi eliminado antes da decisão. Ele espera que, desta vez, seja diferente:

– A gente fala entre a gente que esse grupo veio para fazer história, e nós vamos fazer história. Eu estou feliz em jogar, as vezes sinto dores na panturrilha, mas estou feliz, com muito menos protagonismo que antes- disse.

Deives, destaque do time, anotou três gols nas quartas de final contra o Atlântico. Titular absoluto do time, deixa Vander no banco boa parte do tempo. Mas o camisa 10 do time sabe da importância do veterano:

– Cara, como eu falo sempre, o Vander ele é um exemplo, tem 40 anos e treina igual aos meninos de 20, dá carrinho do primeiro minuto ao último. Não é em vão que ele tem todo esse prestígio. Temos que nos espelhar nesses caras – disse Deives.

Bem-humorado, Vander resume o sentimento de estar ao lado de jogadores mais jovens:

– Quero daqui a cinco anos estar em casa, tomando meu chopp e vendo essa garotada detonando. Penso em jogar mais um ano, depois sair. Não quero ser treinador não, o treinador é o primeiro a cair quando o time está ruim – disse, rindo.

O Corinthians joga nesta quarta-feira a primeira partida da Liga Paulista, contra Sorocaba. Depois, as atenções voltam para a Liga Nacional. O adversário da semifinal ainda não está definido.

Bruno Vanço

Corinthians goleou o Umuarama na primeira partida das oitavas. Foto: Bruno Vanço