Uma das grandes promessas da próxima Copa do Mundo, a Seleção do Irã conta com um jogador em especial para surpreender os adversários durante os jogos na Colômbia: Hossein Tayebi. Aos 28 anos, ele é uma das esperanças dos iranianos em fazer uma boa campanha e chegar entre os quatro primeiros colocados.

A expectativa recai muito pelo que Tayebi já mostrou do que é capaz na Copa do Mundo de 2012. Ele foi o autor do gol que deu o empate ao Irã no jogo de estreia daquela competição contra a Espanha, que acabaria com o vice-campeonato mundial.

FIFA

Eles querem surpreender

“Nós não poderíamos ter começado melhor na competição. Se me lembro, poderíamos ter vencido a Espanha. Pessoalmente falando, eu jamais sonhei com um início tão bom no torneio. Jogamos aquele primeiro jogo com todo nosso coração. A comissão técnica tinha estudado a fundo o estilo de jogo da Espanha e eu lembro que ficamos muito próximos de marcar o gol da vitória quando estava 2 a 2 – acabamos acertando um chute na trave”, diz.

Se o empate com a Espanha foi decepcionante, a derrota para a Colômbia com a consequente eliminação na Copa do Mundo de 2012 ainda está marcada nos iranianos. Agora é hora de uma nova caminhada, e Tayebi demonstra total confiança em uma grande participação – com uma coincidência: a estreia na Colômbia também será contra os espanhóis.

“Eu posso assegurar que toda vez que o Irã entrar em quadra, faremos o possível para ganhar, pois estamos entre os grandes do futsal. Nós respeitamos a Espanha, mas queremos vencer nosso primeiro jogo na Colômbia. Partidas entre Irã e Espanha são sempre espetaculares e muito disputadas, mas estamos determinados a vencer”, afirma.

Aspirações

E o grande objetivo do Irã na Copa do Mundo, segundo Tayebi aponta, está bem definido: chegar entre os quatro melhores. Para o atleta, esta competição será bastante nivelada e isso pode ser um fator extra para os iranianos conseguirem este feito.

Acho que a maioria dos times melhorou muito, o que significa que a competição será dura e não haverá jogo fácil. Não existem favoritos no papel e cada seleção terá trabalho para conquistar vitórias. Faremos o nosso melhor para chegar nas semifinais. Respeitamos todos os outros times, mas estamos determinados a obter sucesso”, pontua.

Tayebi e seus companheiros de Seleção do Irã estão no Grupo F da Copa do Mundo. Além da Espanha, os iranianos encaram na primeira fase Marrocos e Azerbaijão. Vale lembrar que, caso o Brasil passe de fase, o adversário poderá sair desta chave. O primeiro lugar do Grupo D (onde estão os brasileiros) enfrenta o terceiro do Grupo F nas oitavas.