Experiência de sobra com a Seleção Brasileira, com dois títulos mundiais no currículo, idolatria no Barcelona e a nova experiência no futsal da Rússia. A carreira do ala Ari, de 33 anos, é recheada de sucesso, mas que também contou com muitos capítulos de superação. E é justamente o último deles que o fez voltar a jogar em alto nível e ganhar mais uma oportunidade de vestir a camisa amarela da Seleção.

Convocado para defender o Brasil na disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2016, Ari encara a nova chance com o Brasil como um reconhecimento da volta por cima. Em 2014 o ala sofreu uma séria lesão no tendão de aquiles, quando ainda atuava no Barcelona, e chegou a pensar em parar de jogar futsal.

“Realmente neste período que estive fora da Seleção aconteceram muitas coisas boas, títulos pelo Barcelona, por exemplo. Mas também enfrentei o pior drama da minha carreira, uma lesão grave no tendão de aquiles. Neste momento muita coisa passa pela cabeça, até o parar de jogar, pois fica a dúvida se conseguiria voltar a atuar em alto nível. Mas estava em um clube incrível, que considero o melhor do mundo, com uma estrutura fora de série, que é o Barcelona. Eles me ofereceram toda a recuperação e tive o apoio total da minha família, que foi fundamental”, afirma.

Além dos momentos de superação, o craque revelou outras curiosidades, como as diferenças entre os estilos adotados no futsal da Espanha, Brasil e Rússia, onde defende as cores do Dínamo Moscou. Confira o bate papo especial com o ala que tenta colocar o Brasil em mais uma Copa do Mundo.

Você está convocado!

“Recebi a notícia com muita alegria. Sempre é um prazer defender a Seleção, ainda mais em um momento como esse, classificação para o Mundial e no ano da competição. Desde 2012 não fui convocado mais, até pelos problemas que a modalidade estava enfrentando, mas que agora eu trato como coisa do passado. Espero que daqui para frente o futsal ande cada vez mais para frente e a expectativa é enorme para voltar a vestir a amarelinha”.

Volta por cima

“Realmente neste período que estive fora da Seleção, desde 2012, aconteceram muitas coisas boas, títulos pelo Barcelona, por exemplo. Mas também enfrentei o pior drama da minha carreira, uma lesão grave no tendão de aquiles. Neste momento muita coisa passa pela cabeça, até o parar de jogar, pois fica a dúvida se conseguiria voltar a atuar em alto nível. Mas estava em um clube incrível, que considero o melhor do mundo, com uma estrutura fora de série, que é o Barcelona. Eles me ofereceram toda a recuperação e tive o apoio total da minha família, que foi fundamental. O que me surpreendeu também neste momento foram as mensagens que recebi de pessoas do futsal e até de fora da modalidade. Isso para mim me deu muita força. Sou muito competitivo, encarei essa lesão como uma final de Copa do Mundo, e consegui vencer. Recuperei meu nível, já estou jogando como antes e esse período ainda mudou um pouco minha cabeça. Por exemplo, tem aqueles jogos que pensava: o que estou fazendo aqui hoje?, e isso não cabe mais para mim. Quero jogar todas as partidas, treinar cada vez mais. Foi um ensinamento e aprendi muito com isso. Então, ser convocado neste momento foi como um prêmio. Saber que posso ajudar o Brasil a chegar em mais um Mundial é motivo de muito orgulho. Quem sabe, garantindo a vaga, ajudar a Seleção em mais uma Copa do Mundo”.

Diferenças – Brasil x Espanha x Rússia

“Passei muitos anos na Espanha, foram sete no total. Agora estou na Rússia, no Dínamo, um futsal totalmente diferente. Estou em um grande time, considerado o melhor daqui, com muitos brasileiros. A diferença principal para mim, entre os três principais campeonatos do mundo, é que na Rússia os jogadores são fisicamente muito fortes. Normalmente um jogo aqui dura aproximadamente 25 minutos, 50 no total. Jogamos às vezes dois dias seguidos. Então, o físico do jogador precisa estar inteiro, com treinos intensos. Os russos são tecnicamente bons, mas se sobressai muito o físico. Na Espanha eles dão muita prioridade ao lado tático. Acredito que não existe nenhum país que trabalhe tão bem esta característica como no Campeoanto Espanhol. O que digo de taticamente é o trabalho de bola parada, goleiro-linha, defesa. Todos os times sabem trabalhar muito bem essas facetas do jogo. E em relação ao Brasil, faz tempo que saí do país, mas o brasileiro sempre foi muito bom no improviso, no um para um. A diferença principal do brasileiro continua sendo o talento. Portanto, para resumir características dos três países que já passei, poderia fazer assim: Russo – físico; Espanha – tático; Brasil – talento.

Experiência ajudando a juventude

Evolução Sul-Americana

“As eliminatórias sempre foram complicadas, mas este ano será ainda mais. As Seleções Sul-Americanas cresceram muito e um grande exemplo é a Argentina. Considero eles entre as cinco melhores seleções do mundo. Além disso, o processo que o futsal brasileiro passou nos últimos anos foi muito complicado e só agora começamos a caminhar novamente. Por tudo isso, acho que vai ser a competição mais complicada que vamos encarar. Os times já possuem um trabalho de base de dois, três anos em sequência. Mas somos o Brasil. Precisamos chegar nas Eliminatórias com o pensamento de ganhar, e depois com o mesmo pensamento em relação ao Mundial. Este é o momento do futsal brasileiro estar junto”.

Convocação

Goleiros – Gian (Carlos Barbosa), Tiago (Brasil Futuro) e Dudu (Krona);

Fixos – Caio (Jaraguá), Rato (InterMovistar) e Rodrigo (Brasil Futuro);

Alas – Ari (MFK Dinamo – Rússia), Daniel (InterMovistar – Espanha), Xuxa (Brasil Futuro), Fernandinho (MFK Dinamo – Rússia), Bateria (Barcelona – Espanha), Marcênio (Gazpron – Rússia);

Pivôs – Jé (Kairat – Cazaquistão), Pito (Carlos Barbosa) e Diego (Jaraguá).

Notícia e Imagem: CBFS