Depois de uma pré-temporada realizada em duas etapas em razão da participação na Supercopa, em Capão da Canoa, e ainda a Taça Brasil, em Carlos Barbosa, e uma última sequência de três amistosos em oito dias, a equipe da Assoeva/Unisc/ALM está concentrada para uma semana toda especial. A estreia da equipe de Venâncio Aires na Liga Futsal 2016 será na quinta-feira, 14, na Arena, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O compromisso contra o Minas, conforme tabela atualizada pela Liga, será a partir das 20h.

Seis jogos na sexta-feira, 15, um no sábado, 16, e outro na segunda-feira, 18 – Copagril x Magnus Futsal que terá transmissão pela Sportv, às 19h15min – completam a primeira rodada da competição. Em Venâncio Aires, a Assoeva estreia dia 23, contra o Unisul, de Tubarão, Santa Catarina.

Na pré-temporada, a Assoeva disputou três jogos. Foram quatro em Capão da Canoa onde a equipe de Venâncio Aires se sagrou campeã. Depois veio a Taça Brasil, em Carlos Barbosa. Na condição de debutante, a Assoeva chegou na decisão de forma invicta. Empatou em 1 a 1 o jogo derradeiro contra a ACBF que levou a melhor na prorrogação (1 a 0).

Depois disso a comissão técnica deu total ênfase à continuidade dos trabalhos físicos ao longo de duas semanas. Na seguinte os trabalhos foram mais táticos por parte do técnico Fernando Malafaia já prevendo os três amistosos na sequência. Nove vitórias, três empates e uma única derrota, 40 gols marcados e 18 gols sofridos foram os números na fase inicial de preparação.

Agora o foco é a LNF. Em 2015, a Assoeva pela primeira vez chegou entre os oito melhores. Disputou o mata-mata que na classificação geral da competição lhe garantiu o 7º lugar. Para 2016, a Assoeva projeta ir mais além. Serão 19 equipes e 16 vagas em disputa. Não tem muito mistério em classificar. Depois sim é que o bicho pega. Começa a eliminatória em ida e volta.

“Ter o jogo de volta ao lado do torcedor é fundamental. Para isso será necessário pontuar e bem na primeira fase. Garantir vaga entre os primeiros colocados é necessário para ter essa vantagem”, destaca o ala Valdin.

Malafaia destaca que é preciso pontuar ao máximo na primeira fase. “Você precisa classificar bem para ter o primeiro mata-mata de volta em casa. Chegando entre os oito, é necessário estar melhor ranqueado que o seu adversário para você ainda ao menos almejar uma decisão para uma semifinal em casa. Nossa trajetória para tudo isso começa esta semana”, destaca o técnico.

Para o pivô Genaro, a missão é árdua começar fora de casa mas ao mesmo tempo ele aposta em um resultado positivo. “Vamos enfrentar um adversário forte fora de casa e que investiu na equipe para esta temporada. Já enfrentamos o Minas em duas oportunidades até agora. O técnico Paulinho Cardoso tem como característica um jogo mais acelerado. Nosso momento é bom e a esperança é começar a Liga Futsal 2016 com o pé direito”, afirma o camisa 16.

Notícia: Roni Müller
Imagem: Assessoria de Imprensa Assoeva