Já é a terceira LNF seguida do treinador Malafaia em Venâncio Aires, onde a cada temporada consegue uma colocação melhor na competição. Em 2015, de maneira inédita, a equipe parou nas quartas de final. Este ano foi mais longe e chegou entre os quatro melhores.

Na partida inaugural da LNF2016, os gaúchos começaram o campeonato com um dos três placares zerados da competição, contra o Minas. Mas com um time que recém havia disputado a final de Taça Brasil, na segunda rodada marcou a maior goelada do ano na Liga, dez a zero contra o Tubarão.

Apesar a oscilação na primeira fase, quando a equipe venceu somente duas partidas na sequência, a Assoeva ficou em oitavo lugar e decidiu em casa no primeiro embate de Playoffs. Empatou e venceu para eliminar o Concórdia. Depois eliminou o Joinville, encarando na sequência as duas melhores defesas do campeonato. Contra o JEC, com uma dose a mais de emoção, nos pênaltis.

A corrida da Assoeva parou nas semifinais, contra o campeão Corinthians, sendo assim, a quarta colocada da LNF2016. A temporada ainda incluiu o segundo lugar na Taça Brasil.

Eliminado nas Semifinais
Colocação – 4º lugar
Vitórias – 10
Gols pró – 55
Artilheiro da equipe – Thiaguinho – 12 gols – 0,6 por partida

João Lucas Cardoso

Thiaguinho na partida das Quartas de Final contra o Joinville. Foto: João Lucas Cardoso