Só o campeão de 2016 conseguiu tirar a Assoeva da disputa. Foi nas semifinais do ano passado em que a equipe de Venâncio Aires se despediu, fazendo então a melhor campanha de sua história na Liga Nacional de Futsal. Na LNF2017, oitava Liga dos gaúchos, eles chegaram ainda mais longe e são os representantes na decisão do estado com o maior número de títulos.

Em busca da décima taça mais cobiçada do futsal brasileiro para o Rio Grande do Sul, a Assoeva já marcou 60 gols, média de 2.7 por partida. Os artilheiros da Terra do Chimarrão são Daniel e Sacon, com oito gols cada. Mas, se analisarmos pela média de bolas na rede, Dilvo e Zico são os melhores, com 0.5 e 0.6 tentos cada por jogo, respectivamente. Justamente dois dos atletas que a equipe perdeu precocemente por lesão, ambos sequer jogaram os Playoffs.

Mas o professor Fernando Malafaia soube manter o estilo de jogo mesmo com essas perdas significativas e a saída do camisa 10 da equipe, Thiaguinho Freixo. Os problemas de Malafaia, inclusive, não pararam por aí. Depois de passar pela Copagril, se aproveitando da vantagem do empate na prorrogação, em virtude da melhor campanha na primeira fase, a Assoeva encarou o atual vice-campeão e, segundo o treinador Malafaia, o melhor elenco do país, o Magnus.

Ulisses Castro

Malafaia leva Assoeva para sua primeira final. Foto: Ulisses Castro

Contra os sorocabanos foram duas vitórias, uma em casa e outra fora, sendo Sacon e Valdin os destaques, este último, inclusive, eleito pelos fãs da LNF o craque das quartas de final. No cruzamento da semifinal, um embalado Marreco surgiu como oponente. E, logo de cara, no primeiro jogo, o experiente Valdin sentiu e teve que sair, apesar do esforço. Minutos depois, outro baque, Caio Junior, pivô, também sofre lesão e foi substituído. Mas a Assoeva contou com esquema bem amarrado do seu treinador e Daniel, Boni, Sacon, Ygor, André Deko e o inspirado garoto Marcílio.

No segundo confronto, diante de uma torcida maravilhosa e clima de festa, mais um obstáculo, além da equipe adversária, teimou em aparecer. Desta vez o infortúnio apareceu com tons ainda mais dramáticos. Leandro Rezala, que já operou e está bem, fraturou o braço, em cena muito forte. Desta vez, brilhou intensamente a estrela de Ygor, que com três gols ajudou a Assoeva no trajeto para a decisão da LNF2017.

Ulisses Castro

Ygor marcou três gols no jogo. Foto: Ulisses Castro

Dia 25 de novembro, às 21h15, e 03 de dezembro, às 11h, a Assoeva encara o Joinville, pelo título inédito da Liga Nacional de Futsal. Até lá, acompanhe conteúdos exclusivos no nosso site e redes sociais, além, é claro, das partidas ao vivo no SporTV.