Na Assoeva/Unisc/ALM, o recesso é total. O descanso é merecido pois além de todo o empenho na reta final da Liga Futsal, Liga Gaúcha e finais do Estadual Sub-20, a direção intensificou os trabalhos em relação a montagem do plantel para 2018. As negociações começaram em novembro e em menos de 45 dias, foram confirmadas oito renovações. Em meio a isso foram anunciadas ainda nove contratações para o grupo liderado pelo técnico Fernando de Paula Malafaia.

“Começamos pela linha de frente do clube. Renovamos com o técnico Malafaia e o preparador físico Eduardo Coelho. Confirmamos ainda o fisioterapeuta Eduardo Graziola. São os três primeiros nomes acertados da comissão técnica. A partir daí começamos o planejamento do plantel até porque iniciaram as primeiras tratativas em cima de alguns jogadores da Assoeva”, destaca o médico Venício Wunderlich que acena para assumir como Diretor de Futsal da Assoeva na próxima temporada.

Entre as sondagens iniciais dos atletas, duas já se confirmaram. A ACBF anunciou de forma oficial a contratação do ala Valdin. O Magnus, no começo desta semana, divulgou em sua lista de contratados para 2018 o fixo-ala Matheus Sacon. O fixo Daniel e mais o ala Renatinho devem nos próximos dias constar na lista de reforços do Corinthians.

“Perdemos quatro importantes jogadores e para suprir as vagas, nos adiantamos nas contratações”, emenda Venício. Dos nove contratados, cinco estão incluídos em uma lista de maior experiência. Dimas, que estava no Joaçaba e com passagem pela Seleção Brasileira de Futsal, tem 31 anos. Deivid Pires da Silva Santos, o Deivão, que em 2017 atuou pelo Copagril, também tem 31 anos. O fixo Carlos Henrique Sampaio, o Carlão, que estava na Intelli, tem 29 anos. Vini Scola, que atuou na Alaf, tem 27 anos. Guilherme Eduardo Oliveira Rocha, o Gui, de 24 anos, nesta temporada disputou a Liga Futsal pelo Concórdia. Ele foi vice-campeão catarinense.

Ricardo Artifon

Dimas defendeu o Concórdia em 2016. Foto: Ricardo Artifon

Tem ainda Rafael Schlemper, o Batata, de 24 anos, que em 2017 atuou e se destacou no Cascavel, do Paraná. Ele foi vice-artilheiro da equipe no Paranaense. Mais jovem ainda tem Pedro Henrique Rezende Marcolla, o Pedrinho, de 20 anos, que chega ao time amarelo após ser destaque na AFF de Fortaleza dos Valos no Estadual Série Prata deste ano.
Os dois atletas anunciados com 18 anos são Dickson Wagner Laguna Lopes, ala canhoto e natural de Uruguaiana, e Jonatan Loeblein, o Kaká, que estava na Alaf nas duas últimas temporadas.

“As contratações estão encerradas mas os contatos são diários com o técnico Malafaia. Se na medida do possível houver uma boa oportunidade de mercado, estamos abertos para qualquer negociação”, adianta Venício.

Sobem do sub20

Quanto ao grupo da Sub-20, tem quatro jogadores que deixam a equipe pelo limite de idade: goleiro Suita, além dos alas Maurício, Douglas Meurer e Dudu Lopez. O Suita acertou sua ida para o Guarany, de Espumoso. A direção ainda não anunciou de forma oficial mas tudo indica que Maurício e Douglas Meurer serão integrados na equipe adulta.