Dia 5 de setembro de 2015, 18h30, iniciava o jogo entre Atlântico Erechim e Kairat, do Cazaquistão. A partida era a mais importante da história da equipe erechinense e brasileira, pois pela primeira vez, o Galo disputava a decisão do título do Campeonato Mundial de Clubes de Futsal.

Edson Castro

No topo do mundo!

Naquele dia, o empate, em 3 a 3 no tempo normal, levou a decisão para os pênaltis. No tempo extra, o primeiro tempo terminou empatado. Mas no segundo tempo, restando 18 segundos para o final, Everton encontrou espaço pela esquerda e chutou no alto, sem chance para o goleiro Roncaglio: 4 a 3 e muita festa do torcedor, jogadores e comissão técnica do Galo.

O Atlântico era campeão do Mundo de Futsal. Nesta dia 5 de setembro, em 2016, o Clube comemora um ano da conquista continental.

O diretor de futsal, Pedro Pacheco, salienta a importância da conquista do Galo. “Uma conquista que épica que colocou o Atlântico na história do Futsal Mundial”, pondera.

A conquista do Mundial

Não havia espaço para mais ninguém entrar no Ginásio do Atlântico na decisão do Mundial, diante do Kairat. Com ginásio lotado, o Galo entrou em quadra empurrado pelo seu torcedor. Mas pela frente, havia nada menos que um dos principais times de futsal do planeta, a equipe cazaque, favorito, atual campeão da Europa e do Mundo (2014).

E foi justamente no “contraveneno”, que o Galo abriu o placar. Aos 16min34, Gafanha aproveitou o erro na jogada de goleiro linha do Kairat e chutou de longe para garantir: 1 a 0. O primeiro tempo fechou assim.

Mas se na etapa inicial teve poucos gols, a etapa final reservou lindos lances. Logo a 1min08 Divanei empatou para o Kairat. Mas a 3min12, Pereira trabalhou pela direita, insistiu na jogada e cruzou para Camargo fazer 2 a 1 para o Galo.

Aos 9min foi a vez de Lukaian, artilheiro da competição, deixar sua marca e empatar outra vez o jogo. E para desespero do torcedor erechinense, aos 10min37, o goleiro Higuita marcou: 3 a 2, virando o placar para os europeus.

Porém, aos 14min55, Keké recebeu cruzamento na área e desviou: 3 a 3. E o jogo foi para a prorrogação.

No tempo extra, restando 18 segundos para o final, Everton encontrou espaço pela esquerda e chutou no alto, sem chance para o goleiro Roncaglio para definir o placar em 4 a 3.

O elenco campeão era composto pelos goleiros Maizena, Ângelo e Renan, os jogadores Bagatini, Ceccatto, Dudu, Everton, Tales, Jonathan, Hector, Lucas, Gafanha, Alemão, Café, Igor, Camargo e Pereira, Keké, Pedaleira e Lucão.

O treinador era Paulo Mussalém, que segue no Clube, assim como o preparador físico Elton Dalla Vécchia e o preparador de goleiros, Igor Silva Braga, além do auxiliar do preparação física Cassiano Antonietti e o massagista Diovani Martins.