Na noite deste sábado (24) aconteceram as duas últimas partidas decisivas da Copa Verão de Futsal 2018, organizada pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) em parceria com a Prefeitura Municipal de Capão da Canoa. Os dois confrontos aconteceram no Ginásio Municipal da cidade de Capão da Canoa/RS.

Leonardo Couto

Atlântico e Assoeva empatam na Copa Verão. Foto: Leonardo Couto

No primeiro jogo da noite o Tubarão Futsal aplicou uma goleada de 13 a 2 sobre a Seleção do Litoral. Com isso chegou aos 7 pontos (2 vitórias e um empate) e um saldo positivo de 12 gols. Assim o Atlântico (4 pontos e saldo positivo de 9 gols) ficou no compromisso de vencer e fazer uma diferença de quatro gols para superar os catarinenses. Já para a Assoeva (3 pontos) só restou a busca do segundo lugar no torneio.

Na segunda e última partida da noite frente a frente as duas equipes que há dois meses atrás decidiram o título da Liga Gaúcha de Futsal. Um dos mais tradicionais clássicos do salonismo gaúcho e, mais uma vez, com ar de decisão. Para o verde-rubro restava vencer para alcançar a mesma pontuação do Tubarão e buscar tirar a diferença de gols favorável aos catarinenses.

Giba, técnico do Galo, entrou com Careca, Wilsinho, Lucas Selbach, Cabreúva e Jé. Já Fernando Malafaia, da Assoeva, iniciou com Deivid, Boni, Deivão, Dimas e Dilvo.

O Galo iniciou com marcação alta, no ataque, empilhando pelo menos oito chances claras de gol que pararam nas defesas do goleiro Deivid. Apesar de estar melhor em quadra foi a Assoeva que abriu o marcador. Boni chutou cruzado e fez 1 a zero para a equipe de Venâncio Aires aos 15 minutos da primeira etapa. Resultado que permaneceu até o intervalo.

No segundo tempo uma disputa ainda mais aberta com chances claras para os dois lados. Aos 14 minutos da etapa final e precisando do resultado Giba entrou com Silva como goleiro linha. Pressão total do verde-rubro e contra-ataques da equipe amarela. Chances surgiram que terminaram em defesas dos goleiros André Deko, da Assoeva, e Careca, do Atlântico. De tanto tentar Café empatou para o Galo faltando 15 segundos para o final. Final de jogo: Atlântico 1, Assoeva 1.

Com o resultado quem levantou a taça de campeão da Copa Verão foi o Tubarão Futsal (7 pontos); o Atlântico ficou com o vice-campeonato (5 pontos) e a Assoeva encerrou na terceira colocação (4 pontos).

Agora o Atlântico volta suas atenções para a Supercopa de Futsal que acontece entre os dias 2 e 4 de março na cidade de Sorocaba/SP.