Os atletas do Floripa Futsal vão deixar a quadra e a bola um pouco de lado por uma causa nobre. Na tarde desta quinta-feira os jogadores vão ao Hospital Universitário fazer uma visita e entregar uma camiseta autografada a um colega.

João Leonardo Cardoso, popularmente conhecido no salonismo catarinense por Nado, precisa de transplante de medula óssea. 25.06 floripa leucemia 2

A ideia de fazer a visita e entregar a camiseta do Floripa autografada partiu do preparador de goleiros, Ney Lopes.

– Ele é amigo meu. Jogamos juntos em Indaial. Quero ver se ajudo a divulgar a doença dele para conseguir alguém para fazer a doação – disse Ney.

Confira abaixo a história e a situação do atleta Nado:

João Leonardo Cardoso, popularmente conhecido no salonismo catarinense por Nado, precisa de nossa ajuda.

O montecarlense que foi campeão estadual com a equipe da ADV, em 2012, passou a ter Videira no coração, após encontrar na cidade a chance de recomeçar, depois de ter travado uma batalha contra uma doença assustadora (Linfoma – semelhante a doença que o ator Reynaldo Gianecchini teve). Na época, Nado tinha 22 anos e conseguiu vencer esta dura batalha.

Durante aproximadamente seis (6) anos passou por tratamentos de Radioterapia e Quimioterapia que, a longo prazo, fizeram com que lesionasse sua medula. E, por isso, seus médicos apontaram o transplante como a solução.

Os irmãos já fizeram o teste de compatibilidade, mas não poderão ser doadores. Os primos também foram submetidos e aguardam o resultado. Para ajudar, a esposa e familiares resolveram fazer campanha nas redes sociais.

Quem pode Doar: Pessoas entre 18 e 57 anos de idade, que tenham boa saúde. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoas e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. Estes determinam as características genéticas, que são necessárias para saber a compatibilidade entre o doador e o receptor. Se atestar positivo, o doador é chamado para exames complementares.

Tudo seria simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre o doador e o receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é em média de uma em cem mil.

O HEMOSC tem várias centros de atendimento distribuídos por todo o estado. O mais próximo de Videira fica no município de Joaçaba.

DIGA SIM À VIDA! DOE MEDULA ÓSSEA! #futsalsocial

Notícia: Renan Schlickmann
Imagem: Assessoria Floripa futsal