22.07_atletico_campeao_1999_5No livro de Vicente Figueiredo, “A História do Futebol de Salão – Origem, Evolução e Estatísticas”, o ano de 1985 ficou marcado pelo “II Campeonato Mundial, na Espanha”, vencido pelo Brasil. No “âmbito interno a seleção do Rio de Janeiro ganhou seu sexto título” e o “Clube Atlético Mineiro, mostrando a grande fase do seu salonismo, ganhou a Taça Brasil nas duas categorias: principal e juvenil”.  Conquistas estas que completaram 30 anos em 14 de julho de 1985, quando os meninos do Galo levantaram a taça em São Paulo, depois de golear por 7 a 2 o Palmeiras.

Mas, com o surgimento da Liga Nacional, em 1996, o clube não perdeu tempo e logo em 1997 também colocou a faixa no peito e ainda repetiria o feito, em grande estilo, dois anos mais tarde.

A segunda edição da Liga Futsal contou com dez equipes e foi disputada em quatro fases. Na primeira, as equipes jogaram entre si em turno e returno. As oito melhores passaram as quartas-de-final, disputada em jogos eliminatórios. Os vencedores fizeram as semifinais e o Atlético/Pax de Minas e Banespa/Phercani disputaram o título em dois jogos.

O time do Galo era de respeito, com a participação de alguns dos melhores jogadores do mundo à época, como Vander Carioca. Sendo este o artilheiro da Liga, ao lado de Lenísio (GM/Chevrolet) com 36 gols cada.

Na finalíssima Índio, 6 vezes campeão da Liga, chutou e viu a sorte levar a bola da trave para as costas do goleiro Franklin e de volta para dentro da baliza. Simi empatou com chute de canhota, mas a reação do time de vermelho parou por aí. Vander Carioca colocou o Galo de novo à frente e correu para a torcida. Vale ressaltar que em todos os gols do Atlético via-se não somente o Mineirinho ir abaixo, diante tanta empolgação, mas também o banco de reservas em alvoroço, sempre pulando e vibrando muito.

Vinícius fez o terceiro com um toque de categoria. Para fechar o placar, outra vez o camisa 14, Vander Carioca, apareceu, marcou e foi para os braços dos atleticanos.

Veja o vídeo:

Segundo Título

22.07_atletico_campeao_1999_4O mesmo Vander Carioca quem abriria o placar no jogo do segundo título, em 99, contudo vestindo a camisa adversária, do Rio de Janeiro. Porém, ainda no primeiro tempo, seu substituto em Minas Gerais, um jovem valor do futsal brasileiro, empatou. Também vestindo a 14, Falcão completou para as redes depois de passe de Lenísio. Foi a sua vez dele de saltar as placas de publicidade e ir ao encontro do carinho da torcida atleticana. O público registrado naquele dia, 8 de agosto de 99, foi recorde em uma partida de futsal na época e, segue até hoje, como a maior presença na história do Mineirinho: 25.713 pagantes.

Manoel Tobias armou o segundo tento atleticano com um drible seco e um passe por entre as pernas da marcação. Cacau recebeu aberto e, por sua vez, cruzou na área, onde estava mais uma vez, para a cutucada final, o ala Falcão. O Rio/Miécimo buscou a igualdade novamente, pouco duradora, já que o artilheiro do campeonato, Manoel Tobias, marcou seu último gol na competição, o de número 52, em petardo do meio da quadra. Essa marca segue como a de maior número de gols em uma única Liga, mesmo que o campeonato não tenha sido o mais longo. Ou seja, percentualmente é um número ainda mais incrível: aproximadamente 1,5 gol por jogo.22.07_atletico_campeao_1999_9

O melhor do mundo estava em um daqueles dias.  Junto à linha lateral ele gingou o corpo para os dois lados e fez o passe para o companheiro, que chutou na trave. Na sobra estava novamente o jovem Falcão, apresentando à audiência um pouco de sua estrela. Faltando um minuto e vinte para o fim de jogo, Índio fez o gol do título. Segundos depois Vander Carioca descontou. Antes que o cronometro marcasse 60 segundos para o fim, Daniel bateu tiro livre sofrido por Vander e o Rio encostou de vez, 4 a 3. Por incrível que parece o silêncio ocupou o Mineirinho. Quietude essa trocada pelas vaias e assovios, quando Daniel foi outra vez para o tiro livre, faltando 12 segundos para o término do jogo.

Mas a bola saiu por pouco e a prorrogação foi evitada. Atlético Mineiro sagrou-se o primeiro bicampeão da Liga Futsal.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=auDI1XPFaM4

22.07_atletico_campeao_1999_8DEPOIMENTO DO TÉCNICO DO BI, MILTINHO

Torcida

Foi uma parceria muito grande e intensa que existiu (entre a torcida e o time). Uma relação harmônica tanto por parte da torcida, diretoria, Zé Roberto (da patrocinadora Pax de Minas), comissão técnica e jogadores. Existia uma transparência e confiança muito grande em tudo o que era feito. Porque era feito para o melhor. As coisas eram faladas abertamente, para que se conseguisse tirar o máximo de cada um. Isso culminou com várias conquistas e marcas históricas da torcida, de artilheiro e partidas invictas.

Tínhamos o cuidado com o assédio, porque o jogador não estava acostumado. Nós mandávamos os jogos no Colégio Magno, mas no meio do campeonato ficou pequeno: tinha mais gente pra fora do que dentro do ginásio. A torcida tinha com os atletas o mesmo que com o do futebol de campo. Existia a preocupação em conter um pouco a empolgação. Ganhamos a semifinal do Carlos Barbosa, que tinha 4 ou 5 jogadores de seleção. Quando nós voltamos, no Aeroporto da Pampulha, foi um susto de tanta gente. Os jogadores foram bem maduros e administraram tranquilamente. Prova disso que conseguiram o título jogando como gente grande.22.07_atletico_campeao_1999_3

Jovens Valores

Era um time de garotos que vieram de Guarulhos com 19, 20 anos. Falcão, Vinícius, Vander, Euler, Índio eram bicampeões juvenis brasileiros 95 e 96. Juntou com Piu, Ronaldo, Digo e Renato que já estavam em BH. Ali todo mundo ralava e trabalhava muito, não tinha espaço para estrelismos. Conquistava-se e mantinha-se o espaço no grupo a todo treino. Porque era nossa filosofia e continua sendo a minha. Nome não ganha jogo, o jogo ganha o jogo. Joga por mérito e segue na equipe por mérito, essa é a ideia.

Uma base jovem. O futebol de campo não estava em um bom momento  –

Teve uma pesquisa que elegeu o time de 99 como o melhor time de futsal de todos os tempos. Manoel até hoje o maior artilheiro em uma única Liga, mesmo em 99 tendo menos equipes e menos jogos. Ainda assim vários jogadores marcavam, Falcão marcou mais de 30. O time era competente, todos faziam gols e todos marcavam. Em 2000 era todo mundo marcando e o Lenísio lá na frente. Perdemos o equilíbrio e ficamos com o vice.

22.07_atletico_campeao_1999_1Manoel Tobias vs Michael Jordan

Manoel Tobias era decisivo. Momentos cruciais. Dividíamos a responsabilidade, mas naturalmente ele buscava a bola nestas horas, ou os companheiros passavam para ele. Na época comparávamos com o Michael Jordan. O time inteiro do Chicago era bom, mas no momento final e decisivo a bola ia para o Jordan.

Breve história do Clube Atlético Mineiro

O Clube Atlético Mineiro é um clube multi-esportivo brasileiro sediado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes, tem como suas cores tradicionais o preto e o branco. Seu símbolo e alcunha mais popular é o Galo, mascote oficial desde a década de 1930.

Suas principais conquistas foram alcançadas no futebol. O clube é o maior campeão do Estado de Minas Gerais, com 43 títulos. A nível nacional foi Campeão Brasileiro em 1971 e conquistou outros três títulos nacionais: a Copa dos Campeões Estaduais em 1937, a Copa dos Campeões Brasileiros em 1978, e a Copa do Brasil, em 2014. Na esfera internacional, possui quatro títulos: uma Copa Libertadores da América, duas Copas Conmebol e uma Recopa Sul-Americana.

No futsal, o Atlético Pax de Minas, por meio de craques como Manoel Tobias e Falcão, dominou o Brasil e o mundo, conquistando títulos como a Taça Brasil em 1985, a Liga Futsal em 1997 e 1999, e a Copa Intercontinental em 1998.

22.07_atletico_campeao_1997_122.07_atletico_campeao_1997_2Liga Futsal 1997

Duração: 12 de abril a 20 de julho

Campeão: Atlético/Pax de Minas

Vice: Banespa/Phercani

Gols: 861 em 104 jogos (média de 8,3 por partida)

Artilheiro: Vander Carioca (Atlético/Pax Minas) e Lenísio (GM/Chevrolet) – 36 gols cada

Equipes:

-Atlético/Pax Minas

-Banespa/Phercani

-Carlos Barbosa

-Corinthians/Reiplas

-GM/Chevrolet

-Inter/Ulbra

-Ju/DalPonte/Colombo

-São Geraldo/Minas

-Tio Sam

-Ulbra/Vasco/Topper

Quartas de final

Corinthians/ Reiplas 4 x 5 Atlético/ Pax Minas

Atlético/ Pax Minas 4 x 1 Corinthians/ Reiplas

Semifinais

Atlético/ Pax Minas 4 x 4 Carlos Barbosa

Carlos Barbosa 3 x 9 Atlético/ Pax Minas

Final

Atlético/ Pax Minas 3 x 3 Banespa/ Phercani

Banespa/ Phercani 1 x 4 Atlético/ Pax Minas

Liga Futsal de 1999

Treze equipes participaram da competição, disputada em quatro fases. Na primeira, as treze equipes jogaram entre si em turno e returno. As oito melhores formaram dois grupos na segunda fase e jogaram em turno e returno contra as outras equipes do mesmo grupo. As duas melhores equipes de cada chave fizeram as semifinais, e as vencedoras das semifinais decidiram o título.

Duração – 13 de abril a 8 de agosto

Campeão – Atlético/ Pax de Minas

Vice – Rio de Janeiro/ Miécimo

Gols – 1377 3m 186 jogos (média de 7,4 por partida)

Artilheiro – Manoel Tobias

Equipes – 13

-Asbac

-Atlético/Pax Minas

-Banespa

-Carlos Barbosa

-Corinthians

-GMC/Chevrolet

-Internacional

-Number One/Minas

-Poker/Foz Futsal

-Rio de Janeiro/Miécimo

-São Paulo/Osasco

-Vasco da Gama

-Ulbra

Semifinais

GMC/ Chevrolet 2 x 4 Atlético/ Pax Minas

Atlético/ Pax Minas 3 x 2 GMC/ Chevrolet

Final

Rio de Janeiro/ Miécimo 3 x 5 Atlético/ Pax Minas

Atlético/ Pax Minas 5 x 4 Rio de Janeiro/ Miécimo

Assessoria e Comunicação LNF