Se no futebol de campo o Corinthians não comemorou títulos em 2016, o futsal do Timão pôde celebrar, na noite desta quinta-feira, o troféu da Liga Paulista, ao golear o Sorocaba por 4 a 0, no ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, em São Paulo. E a festa pode estar só começando, já que o Timão disputa a partir da próxima segunda-feira as finais da Liga Nacional de Futsal (LNF), contra o mesmo Magnus, do craque Falcão, que não esteve em quadra nesta quinta. Vander, Rocha e Leandro Lino, duas vezes, marcaram.

Yuri Gomes

Corinthians campeão da Liga Paulista. Foto: Yuri Gomes

É o 11º título paulista da história do Corinthians, que levantou a taça no ano passado. As outras conquistas vieram em 1971, 1972, 1973, 1978, 1980, 1981 ,1995, 2009 e 2013.

Antes da partida, a torcida do Corinthians gritou “Vamos, vamos, Chape!”,enquanto uma faixa em homenagem ao time catarinense – preparada pela LNF e a LPF – era aberta em quadra. Depois, os jogadores dos dois times se abraçaram no centro e um minuto de silêncio foi respeitado. Na torcida, algumas faixas com os dizeres “Força, Chape” foram vistas.

Por ter vencido a primeira partida por 4 a 2, o Corinthians precisava de apenas um empate para sair com o título. Se os visitantes vencessem no tempo normal, ainda teriam que derrotar o adversário na prorrogação. Além disso, o astro do time de Sorocaba Falcão foi poupado pelo técnico Ferretti.

O reencontro entre as equipes será semana que vem nas finais da LNF. No Nacional, o Corinthians busca o primeiro título de sua história. O primeiro jogo será segunda, dia 5; o segundo, dia 12. Se necessário, um terceiro duelo acontecerá no dia 17 de dezembro.

Yuri Gomes

Corinthians campeão da Liga Paulista. Foto: Yuri Gomes

– Esse título representa muita coisa, a força da nossa equipe, a nossa amizade, mostrando que somos um time unido não só aqui dentro como fora de quadra. Prova disso foi que no episódio mais difícil da minha vida todos estiveram unidos e foram me dar força até em Orlândia onde foi o enterro. Hoje alcançamos um primeiro objetivo e esperamos alcançar o objetivo maior nas próximas semanas – afirmou o goleiro Guitta, que perdeu o filho de apenas 2 anos há três semanas.

O jogo

O Corinthians mostrou vontade de ganhar o título desde o começo. Com um minuto de jogo, Deives já se jogou com um carrinho para salvar uma bola no meio da quadra. Minutos depois, Guitta salvou dois chutes seguidos de Xandy. Aí apareceu a experiência e oportunismo de Vander Carioca. O craque de 41 anos quase colocou para dentro um cruzamento feito por Marcel. Dois minutos depois, não desperdiçou a chance após o cruzamento de Leandro Lino.

Um a zero e o título mais próximo.

No restante do primeiro tempo, o Sorocaba até teve algumas chances, mas sem muito sucesso. No último minuto, a partida virou uma correria, com dois contra-ataques para cada lado, mas sem que as equipes concluíssem.

No segundo tempo, Deives anotou 2 a 0 aos dois minutos. Naquele momento, o Sorocaba precisaria virar a partida e ainda vencer a prorrogação. Faltavam ainda 18 minutos, mas a torcida já gritava: “Sou do time que vai ser o campeão”.

Aos oito minutos, Leandro Lino fez o terceiro, e a torcida gritou “É campeão”. Foram 12 minutos de festa na arquibancada. Em quadra, faltando oito minutos para o fim, Rocha ampliou para 4 a 0 e decretou o bicampeonato inquestionável do Corinthians.

Escalações

Corinthians: Guitta, Nenê, Leandro Caires, Pepita e Deives. Entraram: Careca, Douglas, Rocha, Marcel, Arthur, Índio, Vander Carioca, Edgard, Leandro Lino e Adriano Foglia. Técnico: André Bié.

Sorocaba: Tiago, Rodrigo, Mithyuê, Xande e Simi. Reservas: Luan, Gleison, Neguinho, Ricardinho, Keko, Diego, Charuto, Rafael, Daniel e Luquinha. Técnico: Fernando Ferretti.