30.09_platini_blatter_fifaInterrogado pela Justiça suíça sobre um pagamento recebido pela FIFA em 2011, Michel Platini teve sua imagem afetada nos últimos dias, a ponto de casas de apostas já não o apontarem mais como o favorito para a eleição presidencial do próximo ano. Por isso, o atual presidente da entidade, Joseph Blatter, enviou uma carta às federações de todo o mundo para defender o francês. O documento foi obtido pelo jornal “Mundo Deportivo”.

Segundo a publicação catalã, na carta “Blatter assegura que foi o pagamento ao seu (Platini) trabalho de 1999 a 2001 como colaborador em sua campanha eleitoral que o levou à presidência da FIFA”, além de ser “uma quantidade que consta às autoridades fiscais da Suíça porque a FIFA a declarou, assim como o próprio Michel Platini”.

O pagamento de 2 milhões de francos (cerca de R$ 10 milhões) para Platini foi feito apenas em fevereiro de 2011, o que chamou a atenção das autoridades suíças. O francês foi interrogado em Zurique, na última sexta-feira, logo após reunião do Comitê Executivo da FIFA. No mesmo dia, a Procuradoria-Geral do país anunciou que abriu uma investigação criminal contra Blatter.

Em sua carta, ainda de acordo com o “Mundo Deportivo”, o suíço quis deixar claro que não vai renunciar ao cargo de presidente, obtido em nova reeleição em maio. Blatter só abandonaria o posto em fevereiro de 2016, quando haverá uma nova eleição, marcada justamente após o estouro do escândalo de corrupção na entidade, com uma operação das polícias norte-americana e suíça, em maio.

Notícia: GloboEsporte.com
Imagem: Efe