31.08_brasil_colombia_2Depois de ficar de fora da final ao ser derrotado pela Argentina nos pênaltis, na semi, o Brasil se despediu da Copa América com uma goleada sobre a Colômbia. Os 5 a 1, gols de Rodrigo (dois), Jackson, Dieguinho e Arthur, garantiram aos comandados de Serginho Schiochet o terceiro lugar da competição, disputada na cidade de Portovejo, Equador. O próximo compromisso da seleção será no dia 22 de setembro, um amistoso contra Portugal na Arena Castelão, em Fortaleza. A partida marcará o retorno do craque Falcão ao selecionado canarinho.

O título da Copa América ficou com a Argentina, que levou o caneco pela segunda vez na história. Com gols de Stazzone, Gonza Abdala, Alamiro Vaporaki e Lucas Bolo, os hermanos bateram o Paraguai na final por 4 a 1 – Nico Zaffe descontou para os paraguaios. Autor de um dos gols do empate em 2 a 2 com o Brasil na semifinal, Santiago Basile foi eleito o melhor jogador da competição. Com 10 gols marcados no torneio, o paraguaio Juan Salas levou o troféu de artilheiro.

O Brasil fechou a sua participação na Copa América com quatro vitórias e um empate. Na primeira fase, a seleção verde e amarela venceu Uruguai, Colômbia e Venezuela. Esta foi a segunda vez que o título da Copa América não ficou com os brasileiros. Campeão em nove oportunidades, o Brasil só não havia conquistado a edição 2003 do torneio, antes do presente evento.

A Copa América 2015 marcou o retorno das atividades da seleção brasileira depois de um longo “período sabático”. Por conta de uma grave crise envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e os principais jogadores do país, o time verde e amarelo ficou 284 dias sem atuar. Organizado pela Fifa e disputado de quatro em quatro anos, o próximo Mundial acontece em setembro do ano que vem, na Colômbia. As Eliminatórias Sul-americanas ainda não foram marcadas pela Conmebol.

Notícia: GloboEsporte.com
Imagens: Luis Domingues/ CBFS