FPF

Pivô Ferrão balançou a rede no confronto diante dos portugueses. Foto: FPF

A seleção brasileira deu um verdadeiro show de futsal diante do atual campeão europeu. Jogando no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, o Brasil atropelou Portugal, do craque Ricardinho, por 6 a 1, no primeiro dos dois amistosos entre as duas seleções. Os gols brasileiros foram marcados por Rodrigo (dois), Dieguinho, Arthur, Guitta e Ferrão, o destaque da partida. Tiago Brito descontou para os donos da casa. Com a vitória, o time verde-amarelo manteve a freguesia diante dos portugueses, que jamais venceram os brasileiros em 21 confrontos – foram 17 vitórias e quatro empates.

O segundo jogo entre as duas seleções acontece nesta sexta-feira, às 19h55 (horário de Brasília), no Pavilhão do Benfica, também em Lisboa. De lá, o Brasil segue para a Espanha onde enfrenta a Fúria em duas partidas, a primeira delas no domingo.

“Esse placar não é a realidade de um Brasil x Portugal e a gente não vai se entorpecer por isso. Mas foi um grande passo, tivemos um nível de aproveitamento grande e aí nos distanciamos de Portugal. Enfim, foi um placar contextual, nada que tire o brilho da seleção portuguesa e que coloque o Brasil num patamar mais acima”, disse o técnico brasileiro, Marquinhos Xavier.

Rodrigo abre o placar

O Brasil levou menos de três minutos para abrir o placar. Em cobrança de falta frontal, Rodrigo mandou uma bomba rasteira, e a bola ainda tocou na trave antes de entrar. O gol motivou a seleção brasileira, que passou a dominar a partida. Aos seis, Vitor Hugo evitou gol de Ferrão. Inspirado, o mesmo Ferrão teve nova chance aos sete, mas a bola pegou novamente no goleiro português.

Refeito do baque, Portugal voltou a criar chances a partir da mudança de quarteto. Aos 10, Tiago Brito mandou uma bomba no ângulo, e Guitta foi buscar. Jogando nos contra-ataques, o Brasil quase marcou aos 13, com o pivô Pito. Na sequência, Vitor Hugo ainda defendeu chute de Rodrigo. Aos 12, porém, não teve jeito. Em jogada pela ala-esquerda, Gadeia bateu cruzado, e Dieguinho completou para o gol: 2 a 0.

FPF

Craque Ricardinho é marcado por Gadeia no amistoso internacional

A desvantagem fez Portugal adiantar ainda mais o seu quarteto na tentativa de imprensar a equipe brasileira. Aos 15, Bruno Coelho finalizou rente ao travessão, na melhor chance portuguesa na etapa. Dois minutos depois, porém, Ferrão fez linda jogada individual e marcou o terceiro gol brasileiro, dando números finais ao primeiro tempo.

A seleção portuguesa voltou para o segundo tempo disposta a tentar reverter o placar. Com 50 segundos jogados, Márcio saiu na cara do gol, mas concluiu em cima de Guitta. Apesar da pressão dos donos da casa, o Brasil conseguiu ampliar o placar em seu primeiro ataque. O autor do gol foi Arthur, em finalização de pé trocado.

Mesmo com a goleada, Portugal não abdicou da partida. Aos sete minutos, Fábio Cecílio avançou pela ala-direita e encheu o pé. Guitta foi buscar. Dois minutos depois, o mesmo Cecílio foi lançado na frente, e o goleiro brasileiro saiu de carrinho para afastar o perigo. Aos 10, Marcel quase fez o quinto do Brasil, acertando a trave defendida por Bebé.

Jogando com goleiro-linha, Portugal foi para o tudo ou nada nos minutos finais. No primeiro erro português, Rodrigo chutou de longe e fez 5 a 0 com o gol vazio. De tanto insistir, a seleção lusitana ainda conseguiu descontar com Tiago Brito aos 16. Só que, um minuto depois, Guitta chutou da sua área e decretou números finais à goleada brasileira.