Brasil Kirin e Real Bucaramanga, da Colômbia, iniciam nesta sexta-feira a disputa pelo título geral da Copa Libertadores de futsal. Os times, campeões das zona sul e norte do torneio sul-americano, respectivamente, se enfrentam em dois jogos, no ginásio Ayrton Senna, em Itapetininga, a 75 km de Sorocaba, no interior de São Paulo.

A partida desta sexta-feira será às 19h30. No sábado, valendo a taça, o duelo será às 12h, com transmissão do SporTV. O GloboEsporte.com acompanha a decisão em Tempo Real.

Os árbitros designados para dirigir as partidas são Dario Santa Maria, da Argentina; Elvis Peña (Paraguay); Daniel Rodriguez (Uruguay); e Cristian Espíndola (Chile).

O campeão garante vaga no campeonato mundial para enfrentar o vencedor da Taça da UEFA de futsal. Benfica (Portugual), Inter (Espanha), Pescara (Itália) e Ugra Yugorsk (Rússia) estão na fase final do torneio europeu.

O ginásio

A partida foi transferida de Sorocaba para Itapetininga devido à desmontagem da estrutura móvel que recebeu o time paulista em sua cidade-sede durante a temporada 2015. Sorocaba aguarda o fim das obras da arena multiúso, com previsão para fevereiro do próximo ano.

Enquanto isso, não possui um ginásio que atenda a capacidade e medidas de quadras determinadas pela Conmebol, a confederação sul-americana de futebol, que organiza também as competições de futsal.

O ginásio Ayrton Senna pode receber até 3 mil pessoas. Todos os ingressos foram vendidos antecipadamente. Itapetininga fica a 165 km a oeste de São Paulo.

Sorocaba

04.12_libertadores_brasilkirin_1Ausente em alguns jogos da temporada por lesão, Falcão se recuperou na reta final da LNF e deve jogar contra os colombianos pela Libertadores. A dúvida ainda fica em relação a quanto tempo o camisa 12 deve atuar.

– São os últimos jogos. Vale o último sacrifício. Acho que não consigo jogar sexta e sábado. Então, vou priorizar o sábado e jogar nem que sejam alguns minutos – disse Falcão.

Sem sua arena, o Sorocaba voltou a treinar no ginásio do Éden. De resto, o time está completo e tem presença confirmada de suas outras estrelas, como o goleiro Tiago, o fixo Rodrigo, o ala Xuxa e o pivô Betão.

Para “salvar” a temporada

A Libertadores é a última chance dos sorocabanos obter um título no ano. A única conquista foi na divisão regional do torneio sul-americano. O time de Falcão e companhia bateu o Boca Júniors na final da zonal sul, disputada no Paraguai. Depois ser campeão da LNF e da Liga Paulista em 2014, logo no ano de sua criação, o Sorocaba acabou caindo na semifinal das duas competições neste ano.

Real Bucaramanga

04.12_libertadores_brasilkirin_2Mais antigo que o Brasil Kirin, mas ainda jovem, o Real Bucaramanga tem um perfil parecido com o rival brasileiro. Fundado em 2010, o time colombiano tem um histórico vitorioso e conta com estrelas de seu país – algumas contratadas especialmente para a decisão da Libertadores.

A equipe também tem seu Falcão. Ou melhor, “Falcón”. Trata-se do recém-chegado venezuelano José Cheo Falcón.

Da seleção da Colômbia, o time conta com Wilmar Ramírez (atual goleador da liga do país), Jhonatan Giraldo Toro e Carlos Vargas, todos emprestados pelo Rionegro, última equipe a conquistar a liga colombiana.  Também foram contratados Yeisson Fonnegra, James Castillo e Angello Caro.

– É um desafio muito complicado, porém o grupo está consciente de que se pode fazer história. Temos um excelente elenco para briga pelo título – disse Engelberto Vergel.

A liga colombiana de futsal tem disputa de dois troféus por ano, semelhante ao formato de apertura e clausura em alguns torneios nacionais de futebol na América do Sul. O Real Bucaramanga foi campeão duas vezes seguidas: no segundo semestre de 2014 e no primeiro semestre de 2015.

Também na primeira metade deste ano, o time conquistou a zona norte da Copa Libertadores de futsal ao bater o CRE, da Bolívia, na final, o que o credenciou a buscar o título geral do continental.

Cidade de Bucaramanga

Não só as equipes têm características semelhantes. Bucaramanga, no departamento de Santander, é uma cidade quase do mesmo porte de Sorocaba. O município possui aproximadamente 530 mil habitantes e 1,1 milhão de pessoas em sua região metropolitana. Sua localização se dá a 385 km a nordeste de Bogotá, capital da Colômbia.

Notícia: GloboEsporte.com
Imagens: Divulgação/ Brasil Kirin/ Real Bucaramanga