FIFA

O grito é brasileiro na semifinal dos Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: FIFA

Não teve pressão, grito da torcida ou ímpeto argentino que impedisse o Brasil de chegar à final histórica para o futsal nos Jogos Olímpicos da Juventude. O ginásio principal, que estava lotado, teve de ouvir ecoar o grito brasileiro na noite desta segunda-feira. A vitória por 3 a 2 veio com gols de Guilhermão, Neguinho e Breno. A classificação passou também pelas mãos do goleiro Françoar que fez grandes intervenções para segurar os rivais. Agora, a luta será pelo ouro inédito da modalidade, que está pela primeira vez em um programa olímpico.

Na decisão, o Brasil encara a Rússia, que venceu o Egito na outra semifinal por 3 a 1. A adversária da final é conhecida do time brasileiro. Na estreia dos Jogos, os brasileiros golearam os russos por 6 a 1, no Grupo B.

A final dos Jogos Olímpicos da Juventude, entre Brasil e Rússia, será na próxima quinta-feira, às 13h. Os donos da casa buscam o bronze contra o time egípcio.

FIFA

Seleção Brasileira chega com 100% de aproveitamento na decisão dos Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: FIFA

A campanha do Brasil para chegar à final segue 100%, agora com cinco vitórias: Rússia, Irã, Costa Rica, Ilhas Salomão e Argentina. Os russos, por sua vez, somam quatros vitórias (Costa Rica, Ilhas Salomão, Irã e Egito) e uma derrota – exatamente para o Brasil.

O jogo

O Time Brasil começou o jogo a partira colocando a bola para a rede. Não houve pressão da torcida e tão pouco adversários em quadra para impedir o giro rápido do pivô Guilhermão, com pouco mais de um minuto: 1 a 0.

Aparentemente nervosos com o clima favorável do ginásio, os argentinos sentiram o gol brasileiro. Tanto que pouco assustaram o goleiro Françoar e exageraram nas faltas. Ligados no jogo, os garotos brasileiros rodavam bem a bola e, com atuação destacada de Neguinho e Guilhermão, ampliaram a vantagem. O capitão Neguinho aproveitou boa jogada do pivô para fazer o segundo.

A reta final do primeiro tempo fez com que a Argentina elevasse a intensidade, tanto com chegadas mais duras como também com perigos ao gol brasileiro. Restando cinco minutos para o término, o goleiro Françoar fez defesa espetacular. Porém, no tiro livre, por conta do excesso de faltas, ele não foi capaz de impedir o gol de Raggiati.

Argentina cresce, mas Breno garante final do Brasil

Os donos da casa entraram para o segundo tempo avassaladores. Com menos de um minuto, Rufino mandou um foguete indefensável para empatar: 2 a 2. Apagado, o Brasil ficou completamente acuado em sua quadra. O goleiro Françoar e a trave impediram a virada argentina.

FIFA

Argentina cresceu no segundo tempo de jogo, mas não evitou a vitória brasileira. Foto: FIFA

Com pouca intensidade no ataque, o Time Brasil só foi chegar lá na metade do segundo tempo em boa jogada de Neguinho. Ele conseguiu o tiro de canto que resultou em um improvável terceiro gol brasileiro. Breno, de primeira, mandou cruzado, sem chances para o goleiro rival: 3 a 2.

O gol deixou os donos da casa atordoados que chegaram ao limite de faltas com ainda a metade da etapa final para acontecer. Desta maneira, o jogo esfriou, e a Argentina viu o tempo correr e passou a utilizar o goleiro-linha. Porém, não foi possível ultrapassar a boa marcação brasileira e também o goleiro Françoar, que fez mais defesas fundamentais – uma delas com menos de cinco segundos para o término. Ao final do tempo, a festa foi brasileira e só restou o silêncio argentino. O Brasil irá lutar pelo ouro inédito nos Jogos Olímpicos da Juventude.