O Sul-Americano Sub18 terminou da melhor forma possível para o futsal brasileiro. Depois de garantir a vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude ao se classificar para a final junto da Argentina, o Brasil bateu os hermanos por 3 a 2 na decisão, conquistando o título continental em Assunção. Os gols da vitória brasileira foram marcados por Vitor, Mateus Moura e Caio. Descontaram para a Argentina: Brian Panigo e Agustin Raggiati. Na decisão do terceiro lugar, a Colômbia venceu a Venezuela por 3 a 0.

Divulgação Conmebol

Brasil superou a Argentina na final do Sul-Americano Sub18. Foto: Divulgação Conmebol

O torneio valeu como classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em outubro. Pelo regulamento do Sul-Americano, apenas o campeão seria contemplado com a vaga. A Argentina, que é anfitriã da Olimpíada, já estava garantida no torneio de futsal dos Jogos da Juventude, evento que marca a estreia da modalidade em competições com a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Brasil conquistou o Sul-Americano com quatro vitórias em seis jogos. A única derota foi na estreia para o Uruguai. Na semifinal, a equipe comandada por Daniel Junior bateu a Colômbia nos pênaltis após empate no tempo normal e prorrogação.

Campanha do Brasil no Sul-Americano

1ª fase

Brasil 2 x 3 Uruguai

Brasil 6 x 3 Peru

Brasil 24 x 0 Chile

Brasil 8 x 1 Venezuela

Semifinal

Brasil 2 x 2 Colômbia (Brasil 2 x 0 Colômbia nos pênaltis)

Final

Brasil 3 x 2 Argentina