A Seleção Brasileira de Futsal estreou com vitória na Copa do Mundo da modalidade. Em Bucaramanga, na Colômbia, o Brasil enfrentou a Ucrânia na primeira partida do Mundial e saiu de quadra com a vitória por 3 a 1 no placar, neste domingo (11/9).

Com o resultado a Seleção divide a liderança do Grupo D com a Austrália, que venceu Moçambique na outra partida por 3 a 2. É justamente com os australianos que o Brasil volta a entrar em quadra na competição, na próxima quarta-feira (14/9), a partir das 20h.

FIFA

Com passe de Ari Falcão marcou o 2ª gol do Brasil. Foto: FIFA


O jogo

Diante de um público animado, que lotou as dependências do Coliseo Bicentenario, a Ucrânia mostrou um bom posicionamento defensivo, dificultando as ações brasileiras. Se atrás o adversário europeu mostrou eficiência, no ataque a aposta era por finalizações de longa distância – com todas que foram ao gol sendo interceptadas por Tiago.

Assim o Brasil começou a ganhar ritmo e pressionar os ucranianos. Rato e Falcão quase abriram o marcador antes do relógio anotar cinco minutos de jogo. E foi aos 6 que a rede balançou. Em cobrança de falta, Rodrigo acertou um chute forte, sem chances de defesa para Ivaniak.

A Ucrânia não desanimou com o gol sofrido e seguiu lutando pelo empate, mas dando, também, espaços para os ataques brasileiros. E foi novamente em uma jogada de bola parada que o Brasil conseguiu ampliar. Aos 10 minutos, Ari cobrou lateral na medida para Falcão acertar um lindo chute de primeira e marcar o primeiro dele na Copa do Mundo – o 39º em todas as edições de Mundial.

Ainda no primeiro tempo o Brasil quase marcou o terceiro, com Fernandinho. O pivô aproveitou passe de Ari em rápido contra-ataque e, pressionado pela marcação, acabou desviando a bola com muita força, acertando o travessão.

FIFA

Xuxa tenta bloquear chute da Ucrânia. Foto: FIFA

Equilíbrio

Na volta do intervalo os ucranianos seguiram fazendo um bom jogo, exigindo grande atuação do sistema defensivo brasileiro – principalmente do goleiro Tiago. Porém, aos 5 minutos, o camisa 2 não conseguiu evitar o gol de Mykola Grytsyna, que aproveitou cobrança de escanteio para desviar para as redes.

A seleção europeia se animou com o gol e buscou a todo o custo o empate. Porém, foi no contra-ataque que a Seleção Brasileira definiu a vitória. Rafael Rato recebeu bom passe de Rodrigo e tocou na saída do goleiro. Oleksandr Sorkin tentou evitar o gol, mas acabou se atrapalhando e a bola morreu mansamente nas redes.