Quem chega à cidade de Venâncio Aires é recebido por um portal com os dizeres “bem-vindo à capital nacional do chimarrão”. Uma das cidades mais tradicionais do interior gaúcho, Venâncio também é um reduto de cariocas, já que a Assoeva, a equipe de futsal da cidade, conta com uma verdadeira legião de nascidos no Rio no seu elenco e comissão técnica. Neste sábado, o time gaúcho começa a decidir a Liga Nacional de Futsal com o Joinville. A partida será às 21h15, no ginásio Parque do Chimarrão, com transmissão ao vivo do SporTV.

– O meu nome é Fernando Malafaia, carioca da gema e salonista só para somar, nunca para subtrair. Nosso objetivo, o meu e na época de gestor, era montar uma equipe pra disputar a Liga Nacional só com cariocas. Pelas andanças que a carreira te impõe, eu comecei a pontuar e levar atletas para onde eu estava. Gosto de investir em atletas promissores, com lastro de crescimento. Mas também temos jogadores de outras partes do país aqui. Há jovens do Nordeste e do Rio Grande do Sul, então a gente está fazendo um trabalho bacana – destacou o técnico da Assoeva.

Ulisses Castro

Malafaia leva Assoeva para sua primeira final. Foto: Ulisses Castro

Ex-treinador do Botafogo, Malafaia teve participação direta na importação de talentos do Rio. Como a capital fluminense não tem times na LNF desde 2012, os cariocas André Deko, Daniel, Renatinho e Ygor Mota encontraram abrigo em Venâncio Aires.

– Joguei a base inteira no Botafogo, e o Malafaia trabalhou lá um ano com o Felipe Conde, quando eles puderam me observar. Depois de um tempo, eles se lembraram de mim, entraram em contato e me trouxeram para cá – contou o ala Ygor, autor de cinco gols na LNF, três deles na semifinal contra o Marreco, há duas semanas.

Uma das revelações da temporada, o goleiro André Deko lembrou que o futsal do Rio vive grave crise, com o esvaziamento dos campeonatos Estadual e Metropolitano.

– O Campeonato Carioca é muito baixo, praticamente tem cinco times, então os jogadores têm que buscar o mercado fora do Rio e é por isso que você vê cariocas espalhados pelo país inteiro. Faltam equipes que invistam no futsal adulto, mesmo porque muitos jogadores saem da quadra para o campo – frisou.

Ulisses Castro

Ygor marcou três gols no jogo. Foto: Ulisses Castro

Na profissão desde 1994, Malafaia lembra das fortes equipes que o estado do Rio já teve, em especial o Vasco, campeão da LNF em 2000, e o Iate Clube Jardim Guanabara, time que revelou o craque Vander Carioca.

– Nós tivemos duas equipes fantásticas: o Vasco, que era uma seleção, e o Iate Clube Jardim Guanabara. Mas o precursor da modalidade futsal foi o trabalho que foi feito no projeto Bradesco. Nós perdemos tudo isso, mas nós perdemos muito mais, como carioca nós perdemos muito mais. É só a gente olhar as noticias do dia a dia, o quanto fizeram com o nosso estado – concluiu o treinador.

Assoeva e Joinville decidem a Liga Nacional de Futsal 2017 em dois jogos. A primeira partida acontece neste sábado e o duelo derradeiro será no dia 3 de dezembro, domingo, às 11h, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Em caso de dois empates ou vencedores alternados, será jogada uma prorrogação de dois tempos de cinco minutos. Por ter a melhor campanha, o Joinville joga pelo empate no tempo extra.