A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou nesta segunda-feira, em evento realizado na sub-sede, em São Paulo, a nova comissão técnica da seleção masculina e o retorno às quadras do craque Falcão, que havia se aposentado. Depois de passar quase seis meses nas mãos do Grupo Águia, empresa de marketing indicada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por conta de problemas financeiros, a seleção brasileira voltou a ser dirigida pela CBFS.

Henrique Toth

Após ser dirigida por grupo indicado pela CBF, comando do futsal volta para a entidade

Com a volta da gestão para as mãos da entidade, a CBFS começou um novo ciclo para o Mundial de 2020, ainda sem sede definida. Entre as principais mudanças estão o novo comando do time, agora treinado por Marquinhos Xavier, que entra no lugar de PC Oliveira, e a volta do ala Falcão.

A nova comissão técnica é formada por Reinaldo Simões (supervisor), Marquinhos Xavier (técnico), Fernando Ferretti (coordenador técnico), Fred Antunes (treinador de goleiros), João Romano (preparador físico), Carlos Dorileo (médico) e Kleber Barbão (fisioterapeuta). O novo treinador da seleção recebeu a aprovação de Falcão e falou sobre o novo desafio.
– Assumo hoje o cargo mais importante da modalidade, com um misto de alegria e um tremendo desafio. Temos um momento de extrema transformação, nessa hora, cautela e pés no chão podem fazer diferença. Sou parte disso tudo, creio na possibilidade de construir isso com a comissão técnica. Trabalhei muito para estar aqui, de uma forma muito franca e clara, sempre para o coletivo – disse Marquinhos Xavier.
“Assumo hoje o cargo mais importante da modalidade, com um misto de alegria e um tremendo desafio”
Na antiga gestão, Falcão anunciou sua “pré-aposentadoria”. Com a volta da CBFS, porém, o craque foi chamado de novo para fazer parte da seleção, agora dentro e fora das quadras.

– No começo do ano, com a antiga gestão que estava, fui procurado, falaram que talvez era o momento de renovação. Eu entendi, foram super homens e respeitosos comigo. Não precisariam estar prestando conta em relação a isso. A gestão que era, e voltou a ser, passou a importância que eles enxergavam. Se vão me convocar ou não, não é uma regra, não é uma ordem. Eu quero ajudar a seleção de alguma forma – disse o craque.
Agora com um nome diferente, que o próprio craque disse ainda não saber falar, Falcão atuará como embaixador de relações institucionais da CBFS. Sobre isso, o presidente da entidade, Marcos Madera, falou.
– Iniciamos o ciclo de preparação para o Mundial de 2020. Esse novo capítulo é mais um fruto que estamos colhendo do trabalho dedicado que sempre priorizamos à frente da CBFS. Resolvemos trazer essa sub-sede para São Paulo por conta da logística e até pelo financeiro. E hoje nomeamos Falcão como embaixador de relações institucionais da CBFS.

A sede da CBFS é em Fortaleza, capital do Ceará. Paulo Ladeia, superintendente da CBFS, falou sobre a relação com a CBF:
– A relação com a CBF é administrativa e muito boa. O filiado da Fifa no Brasil se chama CBF, e o futsal dentro do solo brasileiro é da CBFS. Essa relação continua a mesma. No começo do ano foi feito um contrato com a CBF com uma empresa de marketing. A gente é muito agradecido ao PC e a todos. A conquista da Copa América foi muito importante. Mas como o contrato prevê rescisão, e não estava favorável para as partes, encerramos o contrato.