Campeão da Libertadores da América com o Carlos Barbosa este ano, Marquinhos Xavier recebeu um convite da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) para dirigir a seleção brasileira de futsal. O treinador de 43 anos é o nome cotado para substituir PC Oliveira, desligado após o fim da parceria com a CBF. Marquinhos tem um acerto encaminhado para assumir a seleção ainda em julho, restando apenas alguns detalhes para a confirmação da negociação. Natural de Joinville-SC, o profissional tem contrato com a ACBF até o fim do ano.

A intenção da CBFS é que Marquinhos tenha o auxílio de Fernando Ferretti na comissão técnica. O treinador do Sorocaba assumiria a função de coordenador-técnico da equipe heptacampeã mundial. Procurado pelo GloboEsporte.com, o Carlos Barbosa confirmou que Marquinhos Xavier recebeu proposta para dirigir a seleção. No entanto, a assessoria da ACBF informou que o processo “ainda está em andamento”, uma vez que Marquinhos tem contrato em vigência com o clube, o que pode fazer com que ele se dividida entre Carlos Barbosa e seleção até o fim do ano.

Ulisses Castro

O treinador Marquinhos Xavier

O Magnus também não confirmou as negociações da CBFS com Fernando Ferretti. A assessoria do clube paulista informou desconhecer a proposta para o seu treinador. A CBFS, por sua vez, não foi encontrada para comentar a notícia. O GloboEssporte.com tentou vários contatos telefônicos com o presidente Marcos Madeira, mas não foi atendido.

A parceria entre CBF e CBFS durou apenas seis meses. Com problemas financeiros, a Confederação Brasileira de Futsal resolveu compartilhar a gestão da seleção brasileira de futsal com a CBF, que indicou uma empresa de marketing esportivo para explorar a marca e gerir tudo relacionado ao time principal.

O acordo não envolvia seleções feminina e de base, nem a organização de competições como a Taça Brasil de Clubes e a Superliga – a Liga Nacional de Futsal (LNF) se tornou independente em 2014. Porém, pouco menos de seis meses depois, o acordo foi encerrado com a concordância de ambas as partes. Contratado pela empresa indicada pela CBF, PC Oliveira deixou o cargo de técnico. Seu último momento à frente da seleção foi a conquista da Copa América, em abril, na Argentina.

Além de PC, deixaram o comando da seleção os ex-jogadores Marquinho e Gabriel Dias. O primeiro ocupava a função de supervisor, enquanto o ex-ala do Barcelona tinha a função de diretor internacional, cargo criado na gestão compartilhada entre CBF e CBFS.