11-09_portugal_colombia_1Com um gol aos 29 segundos de jogo e outro no estouro do cronômetro, Colômbia e Portugal empataram em 1 a 1 na primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo de Futsal. Anfitriões da competição, os colombianos terminaram o confronto com o gosto de derrota ao sofrer o empate com menos de um segundo para o fim, no Coliseu do Povo, em Cáli. No outro jogo do Grupo A, o Panamá bateu o Uzbequistão por 3 a 1 e lidera de forma isolada. Os panamenhos abriram 3 a 0, com gols de Castrello, De Leon e Mena. No fim, Anorov marcou o de honra.

Quarta colocada na última Copa do Mundo, em 2012, quando perdeu para o Brasil na semifinal, a Colômbia rapidamente mostrou sua força como anfitriã da competição. Com apenas 29 segundos, Angellot abriu o placar e fez o Coliseu do Povo explodir em Cáli. A preocupação do time passou a ser o número de faltas. Com menos de 10 minutos jogados, já havia cometido quatro contra apenas duas de Portugal.

Os colombianos ainda ficaram mais pressionados quando completaram cinco faltas com sete minutos pela frente. Portugal reclamou muito de uma falta não marcada sobre Ricardinho no último minutos, mas o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem de 1 a 0 da Colômbia.

O segundo tempo começou truncado mais uma vez. Angellot perdeu boa chance de ampliar para a Colômbia em uma bobeada de Ricardinho. A resposta de Portugal aconteceu com uma bola de Ricardinho no travessão.

Os colombianos mais uma vez abusaram das faltas. Chegaram a cinco com nove minutos por jogar no segundo tempo. Com o goleiro-linha em quadra, Portugal conseguiu um milagre. A menos de um segundo do fim, Cardinal acertou um belo chute e garantiu o empate para delírio português e desespero dos colombianos.

A próxima rodada do Grupo A terá o confronto entre Panamá e Portugal. A Colômbia enfrenta o Uzbequistão. Os dois jogos acontecem na terça-feira.

11-09_portugal_colombia_2

Grupo B

Pelo Grupo B, com sede em Medellín, a Rússia venceu por 6 a 4 um jogo equilibrado com a Tailândia e cheio de reviravoltas. Os russos abriram 3 a 0 com Davydov, o brasileiro Eder e Madyalan. Os tailandeses buscaram o empate com Thueanklang, Sornwichian e Chaemcharoen.

A Rússia acordou e conseguiu abrir nova vantagem. Chegou a 6 a 3, com mais um gol de Eder, um de Niiazov e outro de Shayakhmetov. Chudech fez para a Tailândia, a seis minutos do fim, mas o time não teve forças para uma reação no fim e perdeu por 6 a 4.

No outro jogo do Grupo B, o Egito conseguiu o placar mais elástico da rodada, aplicando 7 a 1 em Cuba, pelo Grupo B. Eid liderou com três gols a artilharia do time, que ainda marcou com Elashwal, Mizo, Homos e Nader. O cubano Marrero fez um para os cubanos.

O Brasil está no Grupo D e estreia neste domingo, às 20h (de Brasília), contra a Ucrânia, em Bucaramanga.