Com belo toque de calcanhar, camisa 12 deixa o seu na impiedosa goleada brasileira por 11 a 2 pela primeira rodada do torneio. Rodrigo e Diego fazem três gols cada

A seleção brasileira de futsal não tomou conhecimento do seu primeiro adversário do Grand Prix. Com uma atuação de gala, o Brasil aplicou uma sonora goleada por 11 a 2 sobre a Zâmbia nesta quarta, em Uberaba, Minas Gerais. O gol mais bonito da partida foi marcado pelo craqueFalcão em um belo toque de calcanhar no segundo tempo. Completaram o placar: Rodrigo (3), Diego (3), Xuxa (1), Dimas (1), Betão (1) e Dian (1). Líder do grupo A, o Brasil volta a jogar nesta quinta, às 19h15, contra a Guatemala – o SporTV transmite ao vivo. O assinante do Canal Campeão também pode conferir no SporTV Play!

– O gol foi para me dar confiança de voltar a jogar, porque estou a quatro meses jogando pouco, vindo de uma lesão muito séria. Foi um jogo para me soltar um pouco mais, então tenho a certeza que vou estar melhor a cada partida dessa competição. Não sinto mais dores, mas ainda estou um pouco preso, então quando vou fazer um movimento parece que vai doer. Acho que essa confiança só se recupera com o tempo – afirmou Falcão.

O JOGO

A partida começou movimentada, com a seleção da Zâmbia buscando o ataque mesmo com a grande diferença técnica entre as equipes. Aos dois minutos, Keneth aplicou uma bela caneta em Betão e avançou em velocidade, só sendo parado pelo goleiro Gian. O Brasil respondeu aos três, quando Rodrigo ganhou da defesa rival e acertou o poste direito de Bornface. O lance foi um prenúncio do que viria a seguir, pois, aos quatro, Rodrigo aproveitou passe de Thiaguinho e fez 1 a 0. Um minuto depois, Diego avançou pelo meio e bateu rasteiro para marcar o segundo gol brasileiro.

Brasil x Zâmbia - Grand Prix de Futsal (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)Jogadores brasileiros comemoram um dos gols da goleada sobre Zâmbia (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

Aos 10, Falcão entrou em quadra pela primeira vez, sendo ovacionado pela torcida. Um minuto depois, o camisa 12 quase ampliou o placar, chutando rente à trave. No minuto seguinte, porém, o craque cometeu a falha que resultou no primeiro gol de Zâmbia. Ao tentar dar um passe cruzado, Falcão acabou servindo Curren, que não perdoou: 2 a 1. Empolgado, o time africano aumentou a pressão e quase empatou aos 13, com Willian. Só que, na sequência, Falcão recebeu na frente, tocou por baixo de Bornface, e a bola sobrou limpa para Rodrigo estufar as redes – o “Torpedo Humano” chegou a derrubar a baliza na jogada.

A cinco minutos do intervalo, Falcão “vingou” Betão aplicando linda caneta em Kenneth. Aos 17, o mesmo Kenneth teve boa chance para diminuir o placar, mas mandou a bola por cima do gol defendido por Gian. A oportunidade desperdiçada custou caro a Zâmbia, que acabou levando o quarto gol aos 19, com Xuxa completando passe de Leco. Ainda deu tempo para Diego marcar mais um e definir o placar da etapa em 5 a 1 para o Brasil.

Brasil x Zâmbia - Grand Prix de Futsal (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)Falcão chuta de esquerda, e defensor de Zâmbia tenta evitar (Foto: Ricardo Artifon/CBFS)

A seleção canarinho não tirou o pé do acelerador no segundo tempo. Aos dois minutos da etapa final, Betão serviu Thiaguinho, que bateu por cima da meta. Um minuto depois, Bruno Souza deixou Rodrigo livre para balançar a rede pela terceira vez na partida. Mesmo com o placar adverso, a seleção de Zâmbia continuou dando trabalho aos brasileiros. Aos cinco, Kennth finalizou duas vezes de dentro da área, e Gian evitou o segundo gol dos africanos.

Dois minutos depois, aconteceu o momento mais esperado da partida. Após receber passe longo,Falcão deu um lindo toque de calcanhar e marcou um golaço. O público vibrou efusivamente com o primeiro gol do camisa 12 no jogo. A seleção de Zâmbia mal teve tempo de respirar, pois Diego fez o oitavo gol brasileiro segundos depois de o goleiro Bornface ser expulso. O curioso foi Falcão pedindo ao árbitro que não desse o vermelho ao goleiro, mas apenas o amarelo. De nada adiantou. Aos nove, o time africano diminuiu com mais um gol de Curren. Dois minutos depois, Dimas, atleta do Concórdia, deixou o seu, ampliando para 9 a 2.

Mesmo com o placar elástico, o Brasil não parou de atacar. Aos 12, Betão também deixou o seu, assim como Dian aos 14. Nos cinco minutos finais, porém, os comandados de Serginho Schiochet passaram a tocar mais a bola poupando esforços para o decorrer do Grand Prix. Ao final dos 40 minutos, o resultado de 11 a 2 acabou ficando de bom tamanho para os brasileiros.

ESCALAÇÕES

Brasil: Gian, Rodrigo, Thiaguinho, Xuxa e Betão. Entraram: Bruno Souza, Diego, Dian, Leco, Caio, Dimas e Dudu. Técnico: Serginho Schiochet

Zâmbia: Bornface, Michelo, Arnold, Kenneth e Boniface. Entraram: Robby, Peason, Willian, Enock, Simon, Nobet, Curren e Joseph.Técnico: Lucio Solazzi.

OUTRAS PARTIDAS

Paraguai 3 x 6 Guatemala
Uruguai 4 x 2 Angola
Colômbia 1 x 4 Irã

Notícia: GloboEsporte.comPor Flávio Dilascio e Felipe SantosDireto de Uberaba, MG