Vitor Kortmann

Thiaguinho abriu o caminho da vitória do Joinville no primeiro lance do jogo. Foto: Vitor Kortmann

Sete segundos e meio de jogo para sair o gol que, bem cedo, prenunciou o que seria o domínio do Joinville diante do Jaraguá, no Centreventos, em jogo pela 15ª  rodada da Liga Nacional de Futsal. O atual campeão venceu o clássico catarinense, por 3 a 0.

Os dois times chegaram à partida com viés de recuperação depois de tropeços no pós-Copa da Rússia. O Joinville veio de goleada sobre o Minas pela Liga e também com uma vitória sobre o Constelação, de Roraima, na primeira semifinal da Copa do Brasil. O Jaraguá, por sua vez, tinha duas goleadas de retrospecto recente: sobre o Mafra pelo Catarinense e diante do Atlântico pela Liga Nacional de Futsal.

Os dois times de Santa Catarina já haviam se enfrentado nesta temporada. Em 27 de junho, pelo Estadual, o Jaraguá tinha feito 3 a 2. Mas, neste domingo, a equipe de Jaraguá teve desfalques. Mais uma vez, não jogaram o goleiro João Neto e o pivô Daniel, ambos recuperando-se de lesões no ligamento cruzado anterior do joelho.

O jogo

Com apenas sete segundos e meio, o Joinville abriu o placar. Thiaguinho roubou a bola de Oitomeia, do Jaraguá, para abrir vantagem na partida. Pouco depois, Bruno cobrou o escanteio, Leco bateu de primeira e Eka só teve trabalho de desviar para fazer 2 a 0. Ainda antes da metade do primeiro tempo, Leandro Caires aproveitou o bate-rebate na área e ampliou para a equipe da casa: 3 a 0.

Vitor Kortmann

Leco e Oitomeia disputam a bola no clássico catarinense. Foto: Vitor Kortmann

Na etapa final, o Jaraguá até pressionou mais. Oitomeia quase surpreendeu, mas Willian defendeu. O Joinville teve a chance de marcar o quarto gol com Eka, que recuperou a bola no ataque – Jean Reis fez uma boa intervenção, parando a jogada. O goleiro Willian ainda fez três defesas espetaculares no mesmo lance, em mais um ataque do Jaraguá. Mas o zero não saiu do placar no segundo tempo, e o jogo terminou mesmo com vitória do Joinville por 3 a 0. “A desatenção no primeiro tempo, no começo do jogo, pecamos ali no começo. O Joinville jogou muito na marcação, soube jogar em nossos erros”, disse o fixo Vitor Hugo, do Jaraguá.

Vitor Kortmann

Goleiro Willian, do Joinville, vibra após constantes defesas no clássico catarinense. Foto: Vitor Kortmann

O goleiro Willian, um dos destaques da partida, reforçou justamente o desempenho da defesa da sua equipe. “Nossa equipe é forte com todos correndo para o mesmo lado. Hoje conseguimos fazer isso. Nos dois tempos, estouramos a falta, mas sem fazer a sexta. Teve jogos em que não conseguimos fazer essa marcação e tomamos gol. Soubemos jogar no erro do adversário, uma bola roubada logo no começo do jogo. Todo mundo está de parabéns”, disse.

Com a vitória, o Joinville chegou a 34 pontos, a apenas três do líder Carlos Barbosa, que vai disputar, a partir da próxima terça-feira, o Mundial da Tailândia. O Joinville, agora, tem 11 vitórias em 14 jogos pela Liga Nacional de Futsal. O Jaraguá soma sete vitórias em 14 jogos, ocupando a sexta colocação.