A história do Brasil com o futebol de salão começou na década de 1940, em São Paulo. Na época, por falta de campos de futebol, o esporte era praticado em quadras de basquete. Jogado por todo o país, o futsal vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional e possui um calendário extremamente movimentado e jogos acirrados.

Santa Catarina, por exemplo, é um estado com muita tradição na modalidade. Com diversos campeonatos ao longo do ano, está sempre revelando novos talentos e formando equipes altamente competitivas.

Sidnei Batista

Jaraguá e Joinville são duas potências do futsal em Santa Catarina. Foto: Sidnei Batista

Tradição em Santa Catarina

A história do futsal em Santa Catarina começou por volta de 1956, e as duas cidades pioneiras foram Joinville e Florianópolis. Em Joinville, as primeiras equipes foram Curriola Independente e América, liderados por Zabot, ex-jogador de futebol. Já em Florianópolis, uma equipe se formou na Polícia Militar do Estado e outro grupo pioneiro surgiu na empresa Eletro Técnica.

Com a criação dos dois times em Joinville, o esporte foi criando adeptos. E foi em 1957 que as duas cidades se enfrentaram no campo. O Curriola Independente venceu a equipe da Polícia Militar, por 5 a 4. Mas o América não deu a mesma sorte, perdeu de 2 a 1 para a equipe de Florianópolis.

No mesmo ano, foi criada o Departamento de Futebol de Salão pela Federação Atlética Catarinense (FAC), sob a gestão do Sr. Luiz Fiuza Lima. O primeiro diretor do Departamento foi o jornalista Waldir Mafra, que inclusive foi quem organizou os primeiros Jogos de Inverno.

Profissionalização

Em 25 de Agosto de 1957 um passo maior foi dado, a fundação da Federação Catarinense de Futebol de Salão, FCFS, com gestão do Dr. Fernando Luiz Soares de Carvalho (1957 – 1959).

As equipes responsáveis pela fundação foram: Doze de Agosto, Bocaiúva Esporte Clube, Postal Telegráfico Esporte Clube, Associação Atlética Barriga Verde, Associação dos Torcedores do Clube de Regatas Flamengo e Clube Universitário Catarinense.

Porém, foi em 1958 que o futsal se consagrou no estado, com a realização do primeiro campeonato estadual de futsal organizado pela recém-criada FCFS (Federacão Catarinense de Futebol de Salão), com o Clube Doze de Agosto, da cidade de Florianópolis, campeão e a Sociedade Cruzeiro do Sul de Joinville no segundo lugar.

Outro marco na história foi a edição da primeira regra nacional do futsal, pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Logo após o episódio, a Federação Catarinense de Futebol de Salão conseguiu sua filiação junto a Confederação Brasileira de Desportos.

A primeira disputa interestadual foi contra o Estado do Paraná, em Florianópolis, no ano de 1958 e o segundo encontro uma semana depois em Curitiba. O segundo a duelar foi o Estado do Rio Grande do Sul, representado pelo Grêmio de Futebol Porto-alegrense. E assim, o futsal em Joinville foi se consolidando e formando cada vez mais adeptos.

Futsal hoje no Estado

Com duas competições estaduais, o Campeonato Catarinense de Futsal e a Copa Santa Catarina de Futsal, Santa Catarina segue como potência no esporte. Não é à toa que o Estado tem cinco representantes na LNF 2019: Blumenau, Tubarão, Jaraguá, Joaçaba e JEC/Krona.

Sidnei Batista

Goleiro Ivan defende o Blumenau no Campeonato Catarinense. Foto: Sidnei Batista

A tradição de seus campeonatos é reforçada pelo número de edições de cada um, o Campeonato Catarinense de Futsal é o mais tradicional do estado e está em sua 60ª edição.

Já a Copa Santa Catarina de Futsal é realizada desde 2002 pela Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS). A competição tornou-se a segunda mais importante do estado, pois serve preparação para o Campeonato Catarinense de Futsal.

Sub-20 revelando novos craques

O Campeonato Catarinense Sub-20 é uma grande escola para o aprimoramento e o desenvolvimento de novos craques. Assim como a categoria profissional, os jogos são extremamente acirrados e os jogadores de altíssima qualidade.

Juliano Schmidt

Bruno Iacovino passou pela base do Joinville. Foto: Juliano Schmidt

Equipes como Joinville, Tubarão, Jaraguá e Concórdia utilizam o campeonato para fomentar suas equipes profissionais.