Pela primeira vez na história, a LNF terá um representante da Região Norte. Além de pioneiro, o Shouse Futsal coleciona histórias no mínimo curiosas. O presidente do clube, Roberto Marins, também é jogador do time. Aos 65 anos, ele sonha entrar para o Guinness Book como atleta mais velho do mundo a disputar a principal liga de futsal do seu país. Como se não bastasse o fato inusitado, o Shouse terá de encarar uma verdadeira “volta ao mundo” para disputar a LNF. Só na primeira fase, a equipe paraense vai percorrer 60.474km – mais que os 40.075km necessários para dar uma volta ao planeta pela Linha do Equador – para jogar nove partidas como visitante até setembro.

Ray Nonato

Time do Shouse em partida do Estadual. Foto: Ray Nonato

– Estamos entre os 20 melhores no ranking nacional e assim conseguimos a vaga para a Liga. Agora, temos que nos preparar bem para mostrar nas quadras que somos merecedores desse feito. Amo esse esporte e sei que nossa participação na principal competição da modalidade no país vai abrir portas para o nosso estado como um todo – disse Roberto.

Ray Nonato

Roberto Martins tem 65 anos e quer entrar para o Guinness Book. Foto: Ray Nonato

Mesmo distante do Sul e do Sudeste do país, onde estão as demais equipes participantes da LNF, o Shouse Futsal conta com uma das maiores e mais modernas arenas do país: o Mangueirinho, chamado oficialmente de Arena Guilherme Paraense. Inaugurado em outubro de 2016, o ginásio poliesportivo tem capacidade para 12 mil espectadores.

No elenco, além do jogador-presidente Roberto, a equipe tem como destaques o pivô Luizão, o fixo Gledson e o ala Vinicius, todos oriundos da região. Uma das armas da equipe é a utilização do goleiro-linha a todo instante. A estreia do Shouse Futsal na LNF será na próxima segunda-feira, às 20h15, contra o São José, no Mangueirinho. O primeiro jogo fora será no dia 24 de março, contra o Atlântico, em Erechim (RS).

Arte Globoesporte

As viagens que o Belém Futsal fará durante a LNF 2018. Foto: Arte Globoesporte

– É na Liga Nacional que estão os nossos principais jogadores, treinadores, preparadores… É o ponto máximo do futsal brasileiro – disse um eufórico Roberto.

O jogador-presidente do Shouse Futsal teve um início tardio na modalidde. Até os 36 anos, ele foi remador profissional, o que o ajuda a manter o bom condicionamento aos 65.

– Sempre fui envolvido com o esporte, mas através da regata. Remei dos 17 aos 36 anos e até cheguei à seleção brasileira. Fiquei oito anos parado e fui para o futsal aos 42 anos. Já se foram 23 anos como atleta federado, sendo 22 pelo Belém e um pelo Remo – contou.

Ray Nonato

Roberto conversa com os colegas de equipe durante amistoso contra o Corinthians. Foto: Ray Nonato

A LNF 2018 começa nesta sexta-feira com quatro partidas. Às 20h15, jogam Joinville x Cascavel, Blumenau x Foz Cataratas e Marechal Rondon x Sorocaba. Às 21h30, a bola vai rolar para Jaraguá x Carlos Barbosa, em Jaraguá do Sul (SC), com transmissão ao vivo do SporTV.