O Dr. Ricardo Brandt está implantando na Copagril uma tecnologia inovadora importada dos Estados Unidos, a qual está sendo utilizada na realização de sessões de Neurofeedback. Através de aplicativos que parecem um jogo de computador, são monitoradas as respostas cerebrais dos atletas, gerando gráficos e números que analisam diversos fatores para melhorar as respostas emocionais e de desempenho durante a temporada.

Tainã Cerny

Copagril inova com teste aos atletas

“Este equipamento que estamos utilizando é um Eletroencefalograma (EEG) portátil que foi comprado nos Estados Unidos por mim. Ele mede as ondas celebrais e com isso monitora, mensura e consegue trabalhar variáveis como concentração, atenção, relaxamento, fazendo com que consigamos melhorar essas capacidades nos atletas”, explica Brandt.

Segundo Ricardo, o trabalho é importante para a modalidade. “Esse trabalho impacta diretamente com a modalidade, pois o futsal tem dentro das suas características uma demanda grande de atenção e concentração. Através desse trabalho queremos que os atletas aprendam e criem ferramentas que façam com que atinjam níveis ótimos de atenção, que mantenham a concentração e que consigam focar em situações que são importantes para o bom desempenho na modalidade, além de impactar no relaxamento, melhorando o descanso e recuperação, para que saibam lidar melhor com estresse e pressão e outras situações adversas que temos em jogos”, comenta Ricardo Brandt.

Tainã Cerny

Ala Jamur foi um dos atletas avaliados. Foto: Tainã Cerny

Segundo o doutor, este é um trabalho importante para a equipe e com resultados em médio prazo. “É algo que estamos começando agora, é um trabalho que demanda tempo, mas que tem um impacto em função das características do futsal e por isso que ele foi adquirido, para que possamos ajudar os atletas e a equipe”, pontua Ricardo.