No dia 25 de maio, o Corinthians venceu a decisão contra o Carlos Barbosa por 7 a 2 e conquistou o Mundial de Clubes sub-20. No torneio realizado em Foz do Iguaçu-PR, o Alvinegro venceu adversários importantes antes de chegar a final. Na fase de grupos, o Corinthians bateu o Boca Juniors-ARG por 4 a 0, o Barcelona por 5 a 4 e o time gaúcho por 2 a 0. Na semifinal, bateu o Foz Cataratas, que jogava em casa, por 3 a 2. Uma campanha irretocável, mas que não é novidade para o elenco do sub-20 corinthiano.

Divulgação

Corinthians conquistou recentemente o Mundial de Clubes Sub-20. Foto: Divulgação

A base da equipe campeã deste ano jogou a World Cup Futsal sub 18, na Espanha, no fim de 2018. Assim como nesta temporada, o Corinthians conquistou o título com superioridade. Na primeira fase da competição, o Alvinegro marcou 42 gols em três jogos, e na final venceu o Barcelona por 7 a 2, mesmo placar da decisão deste ano.

O goleiro Vandeson participou das duas campanhas. Em 2018 foi eleito o melhor jogador da posição no torneio e neste ano marcou um gol na final. O atleta destacou o orgulho de ter ganhado dois torneios continentais pelo clube e a importância do trabalho nesse processo. “Minha sensação é de sonho realizado. Quando era criança sempre almejei um titulo mundial e graças ao Corinthians pude realizar esse sonho. O segredo para o sucesso é a dedicação, sempre treinar com mais foco e determinação do que no dia anterior”, disse o atleta corinthiano.

O trabalho em longo prazo e a estrutura do clube são tratados como prioridade quando o assunto é categoria de base, como explica o supervisor Wilson Pignata.

“O sucesso se deve a diversos fatores, dentre eles, a estrutura que o Corinthians promove, facilitando a evolução dos atletas. Os profissionais também estão em constante aperfeiçoamento, com muito estudo. Nossa filosofia busca promover uma evolução do atleta nas capacidades técnicas, físicas e cognitivas, utilizando metodologias da ciência esportiva. Além disso, entendemos que possuímos dois objetivos: a formação de atletas para o futsal ou futebol, e as conquistas de títulos para sedimentar o trabalho”.

Divulgação

Ídolo do Corinthians, Vander Carioca faz parte da comissão técnica do elenco sub-20 da equipe. Foto: Divulgação

O ídolo do Corinthians Vander Carioca passou a trabalhar na comissão de base das categorias de futsal em janeiro deste ano. Ele falou sobre o sucesso que a categoria teve neste ano, também com a conquista da Taça SP sub -20 em abril e o Mundial de Clubes na categoria em maio, e projetou o restante da temporada.

“Comecei a trabalhar com a base este ano, depois de 25 anos jogando confesso que fiquei um pouco assustado. Porém, o trabalho está sendo muito bom, essa troca de experiências com os meninos é muito positiva. Este ano já conquistamos dois títulos importantes, e nossa meta agora é o Estadual, que é a competição que nos resta na temporada.”, disse o ex-jogador.

Buscando atingir esse objetivo, o Corinthians volta a jogar pelo Campeonato Paulista Sub-20 nesta quarta-feira (05), contra o Time Jundiaí, fora de casa às 19h.