Com treinos em dois períodos (com exceção ao sábado, quando foi aplicado apenas um período de atividades), o Corinthians segue a pré-temporada focado na primeira competição do ano, a Taça Brasil de Clubes, programada para iniciar em 29 de fevereiro, na cidade de Carlos Barbosa (RS).

Após as avaliações individualizadas, os atletas começaram a evoluir as partes físicas e táticas, de acordo com o preparador físico, Juninho:

“Foi uma semana muito produtiva, com os jogadores evoluindo a parte física e parte tática. Neste primeiro momento, nos preocupamos em equilibrar as atividades diárias e os treinamentos sendo realizados de forma gradativa, já que os atletas vêem de um período de inatividade”, explicou.

Juninho também diz que os treinamentos foram divididos em partes distintas, justamente para não sobrecarregar os jogadores:

“Temos que tornar menos agressivo possível este processo de readaptação. Então nós demos bastante atenção a isso, já no planejamento. Assim nossos treinamentos são divididos em partes: nos treinos com bola, criamos regras, para tirarmos um pouco desta intensidade, e essa atividades nós chamamos de Jogos Condicionantes, que nada mais são do que um complemento da minha parte”.

Fernando Ferretti, treinador, e André Bié, auxiliar, respectivamente, já iniciaram a parte de modelo de jogo, com foco em situações defensivas e ofensivas:

“Na parte física, desenvolvemos um treinamento ‘intervalado’, com a predominância anaeróbia, com o intuito de melhorar os seus esforços máximos e submáximos, os quais os atletas são submetidos em jogos e treinos. Iniciamos a preparação da força e suas ações, depois complementamos com atividades específicas (como já tinha mencionado: os jogos condicionantes)”.

Juninho completa falando sobre o monitoramento executado ao longo desta semana, e já planeja os próximos sete dias:

“Procuramos monitorar todo esse stress físico, gerado pelos treinamentos, para que os atletas estejam na melhor condição possível. Na próxima semana, o planejamento é evoluir e intensificar os treinos, ainda respeitando o período (o qual ainda é preparatório), mas será mais forte em relação à semana anterior.

Na XLIII Taça Brasil de Clubes, o Corinthians estreia dia 29/2 (segunda-feira), às 18h, contra o Balsas, do Maranhão. A última conquista alvinegra aconteceu em 2010, quando o Timão bateu o Carlos Barbosa na grande final. A competição aconteceu em Jaraguá do Sul (SC).

Notícia: Futsal em Pauta
Imagem: Arquivo Futsal em Pauta