Em outubro, o Corinthians Futsal jogou contra o Marreco Futsal numa partida eletrizante. O jogo aconteceu no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, em São Paulo (Brasil). Com uma capacidade para aproximadamente 6.500 torcedores, milhares de fãs lotaram suas arquibancadas.

Os torcedores estavam cheios de emoção. Como a partida era no clube do Corinthians, a maioria vestia camisetas do time. Eles falavam não apenas sobre futsal, mas de outros esportes em que o Corinthians está presente. Também havia alguns fãs do Marreco esperando os portões serem abertos. O jantar da noite foram cachorros-quentes e batatas fritas, que eram vendidos nas barracas em frente ao ginásio.

Divulgação

Corinthians trabalha em prol da formação de atletas. Foto: Divulgação

Quando os jogadores entraram em quadra para aquecerem, os fãs estavam fascinados e você poderia ver o brilho no olhar das crianças. O time do Corinthians tenta aproximar os jovens dos atletas profissionais. Os jogadores entram definitivamente em quadra acompanhados pelas crianças do clube, de mãos dadas.

O Corinthians faz isso por uma razão específica. De acordo com Edson Sesma, diretor de futsal do clube, o esporte é uma ferramenta para uma criança ou um jovem melhorar suas habilidades, movimentos, autoconhecimento e dinamismo.

“Pensamento rápido, tomar varias ações e muito contato com a bola são três conceitos presentes no futsal que são muito importantes no crescimento de uma criança”, reflete Sesma.

No fim da noite, o Marreco eliminou o Corinthians da Liga Nacional de Futsal. O resultado foi Corinthians 4 (0) x (1) 3 Marreco.

Vander Carioca, pivô do Corinthians Futsal, tem hoje 41 anos de idade. Ele começou a praticar futsal aos sete. São mais de 30 anos do esporte. Para ele, o futsal é um novo tipo de educação, fora das salas de aula. “É uma vida de futsal, um esporte que me deu tudo”, disse Carioca.

Yuri Gomes

Vander Carioca seguirá no Corinthians em 2018. Foto: Yuri Gomes

Educar e formar: esse é o objetivo do Corinthians e da USA Futsal.

Independente do resultado da partida, o time de futsal do Corinthians está cada vez mais preparado para o mundo desse esporte. Possui dez times masculinos e outros quatro femininos. Como Sesma diz,  “não é mais apenas uma modalidade, é um grande projeto esportivo”.

O Corinthians, como organização, tenta unir os esportes praticados dentro do clube e também integrar os jogadores mirins, os atletas profissionais e os torcedores. Seu estilo de jogo é muito bem recebido por outras equipes, principalmente pelos fãs de futsal.

“O futsal se destaca comercial e esportivamente”, Sesma afirma. “Comercialmente por causa da maneira que um jogo atrai todos os tipos de audiência e esportivamente porque é um grande parceiro no preparo de atletas para o futebol,” finalizou o dirigente.