Os anos se passam, os jogadores mudam, mas o tabu continua. Na noite desta terça-feira, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, o Corinthians venceu o Sorocaba por 3 a 2, de virada, e saiu na frente na disputa pelo título da Liga Paulista de Futsal (LPF). Mais do que isso, manteve o uma invencibilidade sobre o rival, que nunca venceu na capital paulista e sequer conquista uma vitória sobre o Corinthians há mais de dois anos.

Yuri Gomes

Corinthians vence primeiro jogo da final da Liga Paulista. Foto: Yuri Gomes

O início da partida dava indícios de que o Sorocaba venceria com facilidade. Jogando melhor, abriu o placar no fim do primeiro tempo com Bruno. Porém, no segundo tempo a história mudou e com gols de Genaro, Alex e Guitta, o Corinthians virou, viu Leandro Lino descontar e venceu a primeira partida da final da Liga Paulista.

Com a vitória, o Corinthians precisa apenas de um empate no jogo de volta para ser campeão. Em caso de derrota no tempo normal, a partida irá para a prorrogação, mas com vantagem do empate no período para o Sorocaba, dono da melhor campanha da competição.

Corinthians e Sorocaba fazem a segunda e decisiva partida no próximo domingo, às 13h, na Arena Sorocaba, no interior paulista. O SporTV transmite e o GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Yuri Gomes

Corinthians vence primeiro jogo da final da Liga Paulista. Foto: Yuri Gomes

O jogo

Sem conseguir impor o seu ritmo nos primeiros minutos, o Corinthians viu o Sorocaba criar as melhores chances nos pés de Leandro Lino e Bruno, que quase abriram o marcado no ginásio Wlamir Marques, que recebeu bom público, mas longe de ficar lotado.

A partir da metade do primeiro tempo que o Corinthians passou a ser mais efetivo na quadra de ataque, sob comando de Vander Carioca. Johnny e Genaro tiveram a chance de abrir o placar, mas pararam nas boas defesas de Tiago.

O número elevado de faltas nos 20 minutos iniciais – nove no total, sendo cinco do Corinthians e quatro do Sorocaba -, traduziram um pouco da rivalidade criada entre os dois times nos últimos anos.

Quando a partida se encaminhava para o intervalo com um empate sem gols, Bruno recebeu ótima assistência de Neto a dois minutos do fim do primeiro tempo e tocou na saída de Guitta, colocando o Sorocaba em vantagem.

Na volta do intervalo, o Corinthians passou a pressionar desde os primeiros minutos. Com pouco mais de cinco minutos de bola rolando, o empate. Genaro recebeu passe livre de marcação e soltou a bomba, sem chances para o goleiro Tiago.

Logo na sequência, após o gol de empate do Corinthians, Rodrigo apareceu entre os defensores e cabeceou na trave, quase recolocando o Sorocaba em vantagem.

Mas quem marcou foi o Corinthians. Alex arriscou de longe e marcou um golaço, o da virada. O segundo gol incendiou os torcedores no ginásio Wlamir Marques, dentro do Parque São Jorge.

Em desvantagem, Falcão entrou em quadra e o Sorocaba apostou no goleiro-linha em busca do empate. Porém, quem voltou a marcar foi o Corinthians, logo no primeiro lance com o time adversário na formação super ofensiva, com Guitta. O goleiro arriscou da própria área e, com o gol vazio, ampliou a vantagem: 3 a 1.

Nos minutos finais, Leandro Lino descontou para o time do interior, mas não conseguiu evitar a derrota: Corinthians 3 x 2 Sorocaba.