De um lado o carioca Fernando Ferretti, dono de cinco títulos da Liga Nacional de Futsal (LNF). Do outro PC de Oliveira, que tem no currículo quatro conquistas do principal campeonato do país. Técnicos mais vitoriosos da história da competição, os dois se enfrentam neste sábado (18), a partir das 21h30, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo, quando o Corinthians, de Ferretti, recebe o Brasil Kirin, de PC. Válida pela primeira fase da LNF 2015, a partida terá transmissão ao vivo do SporTV.

Amigos fora das quadras, Ferretti e PC também têm em comum o fato de terem dirigido a seleção brasileira. Respaldado pelo bom trabalho à frente do Jaraguá, o carioca foi o comandante do Brasil no Mundial de 2004, em Taiwan, quando a seleção ficou em terceiro, ao perder para a Espanha na semifinal. Em 2008, o troco brasileiro veio em grande estilo. Treinado por PC Oliveira, o selecionado canarinho ficou com o título ao derrotar os espanhóis nos pênaltis, na grande decisão, no Maracanãzinho.

“O fato de ter conquistado muitos títulos no passado não te credencia, nesse momento, a conquistá-los novamente. Você estará sempre dependente do seu elenco, de convencer o seu grupo de que o seu trabalho pode produzir resultados para voltar a vencer. O importante é viver o presente, melhorar o jogo, melhorar a estrutura de jogo, pensar no esporte e voltar a vencer para continuar no hall dos treinadores que conseguem títulos com mais freqüência”, afirmou PC Oliveira.

A história do treinador paulista se confunde com a da própria Liga Nacional de Futsal. Logo na primeira edição da LNF, em 1996, PC foi campeão dirigindo o Internacional-RS em final diante do Vasco, de Caxias do Sul-RS, no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Os demais títulos do vitorioso técnico foram conquistados à frente da Ulbra-RS, em 1998, 2002 e 2003. Nestes dois últimos, a equipe gaúcha contava com estrelas como o goleiro Tiago e os jogadores Paulinho Japonês, Índio, Lenísio, Vinícius e Pula.

Se PC concentrou todos os seus títulos da Liga pelo futsal gaúcho, Ferretti obteve a maioria dos seus dirigindo um clube catarinense. Foi pelo Jaraguá que o treinador sagrou-se campeão da LNF em 2005, 2007, 2008, 2010. Para isolar-se de vez na condição de técnico mais vitorioso da Liga, Ferretti faturou ainda a edição 2011 da competição pelo Santos.

“Para ser campeão não existe receita, mas eu diria que a Liga é uma competição que você vai vencendo as fases e ela vai indicando como sua equipe está atuando. Eu vi todos os campeões chamarem para si as vantagens que o regulamento dá. Eu vi a Liga apurar nesse tempo todo o campeão. Todos os títulos são marcantes, mas o primeiro a gente nunca esquece. Eu disputei todas as Ligas desde 1996 e havia aquela ansiedade, pois era importante para qualquer treinador ter ganho uma Liga, e eu demorei até 2005 para ganhar a primeira”

Em todas as suas conquistas, Ferretti esteve ao lado do craque Falcão, adversário deste sábado. Considerado o melhor jogador de futsal de todos os tempos, o camisa 12 foi treinado pelo carioca em 2005, 2007, 2008, 2010 e 2011.

“Muito importante ter um cara como ele. Tanto é que ele atuou em outras equipes após termos sidos campeões e seguiu sendo campeão. Um jogador com o quilate do Falcão acrescenta muito em qualquer conquista”.

Neste sábado, as equipes se encontram após resultados distintos na estreia da competição nacional. Enquanto o Sorocaba venceu o São Paulo por 4 x 0, atuando em casa, o Corinthians apenas empatou com o São José por 1 x 1, em jogo realizado no ginásio do Parque São Jorge.

“São os dois maiores treinadores. Tenho o histórico de ter trabalhado mais de 80% da minha carreira com o Ferretti, que considero um pai. O PC é um cara com o qual aprendi muito na seleção brasileira. Com certeza o duelo de treinadores deste jogo de sábado é o maior que poderia ter, temos de respeitar”, disse Falcão.

OUTROS TÉCNICOS CAMPEÕES DA LNF

Milton Ziller: bi-campeão (1997 e 1999 pelo Atlético-MG);

Jarico: bi-campeão (2001 e 2006 pelo Carlos Barbosa)

Paulo Mussalém: bi-campeão (2004 e 2009 pelo Carlos Barbosa)

Cidão: bi-campeão (2012 e 2013 pelo Intelli);

Ricardo Lucena: campeão em 2000 pelo Vasco;

Vander Iacovino: campeão em 2014 pelo Brasil Kirin.

Com informações: Globo Esporte.com