Exatamente um ano depois de deixar o Brasil para jogar na Europa, o ala Dian Luka terminou a sua primeira temporada na Itália já adaptado ao futsal europeu. Pelo menos foi o que afirmou o próprio jogador, que está de férias em Jaraguá do Sul (SC).

Divulgação

Dian Luka teve a primeira experiência jogando no futsal europeu. Foto: Divulgação

Revelado e com uma história de dez anos no Jaraguá Futsal, até se transferir para o Joinville, onde atuou entre 2016 e 2017, o jogador que vai completar 26 anos no próximo sábado (28) iniciou sua trajetória no Velho Continente com a camisa do Kaos. Por lá, teve uma temporada de artilheiro. Após perder os dez primeiros jogos da Liga Nacional por questões burocráticas, o paranaense de Guarapuava marcou 17 gols em 21 partidas, ajudando o seu clube a conquistar a Copa Italiana e chegar ao sexto lugar da Liga.

Uma temporada, que segundo ele, foi fantástica. “Não conseguimos o maior objetivo que era ser campeão da Liga, mas ganhamos a Copa. Individualmente, eu sempre preferi ajudar na marcação e colocar os companheiros na cara do gol, mas acabei fazendo muitos gols e foi uma marca muito expressiva pra mim. Então foi um ano fantástico”, disse.

Divulgação

Revelado por Ferretti ao elenco adulto de Jaraguá em 2009, Dian também teve boa passagem por Joinville até chegar na Itália. Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o ala, a adaptação a uma cultura diferente foi um pouco complicada, mas com o auxílio de outros seis compatriotas no elenco e o apoio da família, ele já garante estar ambientado. “Foi muito tempo no Brasil e o começo fora do país assusta, com um filho de 3 meses na época e uma língua bem diferente. Hoje já nos viramos. Não falo italiano perfeitamente, mas já conseguimos entender e estamos bem ambientados”, declarou.

Com mais um ano de contrato junto ao Kaos, o atleta ex-Jaraguá espera que a temporada 2018/2019 seja ainda melhor para o clube. “Nossa equipe foi montada por muitos jogadores com dois, três anos de contrato. Então essa próxima temporada vamos mais fortes em busca do título nacional, da Copa Itália e da Copa da Divisão. Mas o objetivo maior é levar a equipe para Copa da Uefa, que seria algo inédito para o clube”, destacou.

Recuperação de lesão

Curtindo a família e amigos em Jaraguá do Sul, Dian ainda aproveitou a vinda para cidade para tratar de uma fratura em três costelas sofrida em um jogo da Copa da Divisão, que o tirou dos playoffs da Liga Italiana. Até retornar ao país europeu, ele vem realizando sessões diárias de fisioterapia com o fisioterapeuta do Jaraguá Futsal, Wilson Gomes Junior.

Lucas Pavin

Dian aproveita férias em Jaraguá do Sul para tratar lesão com o fisioterapeuta do Jaraguá Futsal, Wilson Gomes Junior. Foto: Lucas Pavin

“Foi uma lesão séria e estamos tendo alguns cuidados específicos. Ele (Dian) também precisou de algumas readaptações por ser a primeira temporada na Europa, já que estava adaptado a cultura daqui (Brasil) de muito fortalecimento e equilíbrio. Então fizemos todo um trabalho de reabilitação e preparação para ele voltar bem para Itália”, destacou Junior.

Jaraguá Futsal

Mesmo de longe, o ala segue acompanhando o Jaraguá Futsal, clube que o projetou ao cenário nacional. Com nove títulos no currículo entre a ‘era Malwee’ e o ano de 2015, Dian elogiou a postura da atual diretoria e a formação do time.

Divulgação

Dian Luka conquistou títulos e se tornou um dos ídolos em Jaraguá. Foto: Divulgação

“O Jaraguá tem uma diretoria sólida e de total transparência, o que não acontecia quando estava aqui. Vejo também uma equipe muito bem formada, com excelente técnico (Fernando Ferretti). Esse conjunto acredito que vai render bons frutos”, afirmou o jogador, que ainda projeta um futuro vencedor do aurinegro.

“É um processo (de reestruturação) que demora e até pode render um título nesse ano. Mas acredito que em dois, três anos, Jaraguá vai retornar com toda força do mundo e ser aquele clube que encheu os olhos de muita gente. Tenho um carinho enorme pela torcida e pelo clube, então fica minha torcida”, finalizou.