Foi com a Arena cheia que o Jaraguá Futsal (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s) levantou pela nona vez a taça do Campeonato Catarinense. Na noite deste sábado (5), a equipe enfrentou o seu maior rival, o Joinville, na final da competição e venceu de goleada, por um placar de 4 a 0. Os gols foram marcados por Galo (2x), Caio e Yuri.

Casa cheia é sinônimo de boa receptividade. Com capacidade para mais de oito mil pessoas, a estrutura recebeu aproximadamente quatro mil torcedores, que vibraram junto das fiéis e assíduas torcidas organizadas Independente Jaraguá e Barra Jaraguá.

O Jaraguá jogou com a vantagem de um empate em tempo normal e também na prorrogação, se fosse o caso de vitória joinvilense. As vantagens foram definidas no jogo de ida, quando as duas equipes se enfrentaram na casa dos adversários. No turno, o placar foi de 2 a 1, com gols de Dian e Diego. Esta foi a sexta vez que as duas equipes se enfrentam pelo Estadual, anteriormente se encontraram em 2005, 2006, 2008, 2012 e 2014.

O jogo

07.12_jaraguá_campeão_2O canto da torcida embalou o Jaraguá durante toda a partida. O primeiro tempo se manteve equilibrado, com boa marcação e bom jogo de bola das duas equipes. Aos seis minutos veio a primeira grande chance dos jaraguaenses na partida. O capitão Caio chutou cruzado para Diego, que esperava na ponta direita e chutou para o gol, mas o goleiro Dudu defendeu.

A equipe da casa continuou a apostar em uma das suas principais características, o ataque. Aos sete, Galo dominou na meia quadra de ataque e chutou dali mesmo, para cair em cheio nas mãos de Dudu. Quase! Faltando sete minutos para o intervalo, Dian conquistou a bola em um contra-ataque e mandou para Galo que esperava na ponta direita, mas bola insistiu em não entrar, passando pela linha de fundo.

Aos 15, Galo balançou a rede para a alegria do torcedor. Ele recebeu uma bola cruzada de Yuri e abriu o placar da noite de decisão.

Na volta, para a etapa complementar, a igualdade entre as equipes continuou. Aos cinco, uma bola na trave quase fez o placar ficar igual. A torcida da camisa amarela levantou mais uma vez para comemorar o gol. Aos 6 minutos, Galo novamente! Em uma jogada apertada, dentro da área adversária a bola entrou.

Faltando cinco minutos para o fim da partida, o técnico Vander Iacovino apostou no goleiro-linha com Pixote. A equipe visitante pressionou, mas o Jaraguá não se deixou abater. Faltando 1:40 para o apito final, o capitão Caio marcou o terceiro da equipe amarela. Nos segundos seguintes, Yuri marcou o quarto, para garantir o título com goleada.

07.12_jaraguá_campeão_5Com a medalha de ouro no peito, o fixo Galo, autor de dois dos gols jaraguaenses desta noite, considera a equipe muito merecedora do título. “Desde o início demos muita importância ao campeonato. Tínhamos que sair com a vitória, ainda mais diante do nosso torcedor e essa Arena cheia”, comenta. Para ele, esta é uma conquista profissional, mas veio como se fosse um presente de aniversário, já que completou 28 anos nesta sexta-feira (4). “Agora vamos comemorar, porque é muito bom ser campeão”, finaliza Galo.

As defesas brilhantes de Baranha também fizeram a diferença para o time na partida, e rendeu o prêmio de goleiro menos vazado do campeonato.

Com o fim do Campeonato Catarinense 2015, o Jaraguá começa a se preparar para os 55º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que acontecem entre os dias 9 e 18 de dezembro, nos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.

Gols do Jaraguá:

– Galo: 2 gols (15 min./1º tempo – 6 min./2º tempo)

– Caio: 1 gol (18 min./2º tempo)

– Yuri: 1 gol (19 min./2º tempo)

Premiação e agradecimento aos patrocinadores

Um ano de ouro não poderia terminar sem os agradecimentos a quem apoiou e acreditou na equipe. No intervalo do jogo, a ADJ (Associação Desportiva Jaraguá) homenageou, a FME (Fundação Municipal de Esportes) e as empresas Pericó, CSM e Real Vidros, por mais uma temporada de sucesso. Placas de agradecimento foram entregues aos representantes de cada instituição e marcou mais um dia que entrou para a história da equipe.

Trajetória no Catarinense 2015

Para chegar até aqui, os jaraguaenses atuaram de forma significativa no Estadual, se mantendo no topo da tabela no decorrer de todas as fases jogadas.  A equipe terminou a primeira fase com 27 pontos em 14 jogos realizados, sendo nove vitórias e cinco derrotas.

Já na segunda fase, nas quartas de final, o time de Jaraguá do Sul enfrentou o Joaçaba na Chave B e venceu os dois jogos. Nas semifinais do campeonato a dificuldade aumentou, mas não foi o suficiente para derrubar os jaraguaenses. O elenco enfrentou o Tubarão, resultando em um empate na ida e vitória na volta. E nas finais a vitória do jogo de ida foi do Jaraguá, em cima do Joinville, por 2 a 1.

Os jaraguaenses somam, ao longo de sua história de 23 anos, oito títulos pelo Estadual de futsal. A equipe foi vencedora nos anos: 1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008. Neste ano, o Jaraguá já conquistou um título nacional de grande expressão: a Taça Brasil 2015, campeonato o qual a equipe soma sete títulos.

Notícia: Gabriela Bubniak
Imagens: Henrique Porto/Sporto